Procedimentos de Pericia Contabil

Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil.

Tais procedimentos abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria: exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

 

EXAME – consiste na análise de livros, dos registros das transações e confrontação com todos os documentos disponíveis sobre o fato tácito.

VISTORIA – é uma ou mais diligências que objetivam a verificação e a constatação da situação, coisa ou fato, de forma circunstancial, podendo ser utilizada como comprovação do fato.

INDAGAÇÃO – é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia, de preferência efetuadas com as pessoas mais próximas do objeto possível.

INVESTIGAÇÃO – consiste na pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

ARBITRAMENTO – é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico e objetivo, sem deixar nenhuma sombra de duvidas que aquele é o melhor para a lide.

MENSURAÇÃO – é o ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações, fazendo com que o mesmos sejam sempre a expressão da realidade.

AVALIAÇÃO – é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas, sempre levando em consideração as diversas variáveis que fazem parte do processo.

CERTIFICAÇÃO – é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.

Desta forma, numa perícia contábil, o perito pode utilizar-se de um ou mais procedimentos, buscando fundamentar as conclusões a que chegará, fazendo com que o seu trabalho tenha sempre condições de ser provado e demonstrado em qualquer situação.

Comentários

  1. Kleber Lima

    Achei o material muito interessante e gostaria de fazer o download, obrigado.

    Na segunda feira dia dia 24\03\2008, vamos disponibilizar o material para download.

    Obrigado pelo contato

    Helio R. Araújo
    Gestor pagina.

  2. Gutemberg Braga

    É de suma a importância dos procedimentos da prova perícial que visa dar a verdade dos fatos a que descrito,demonstra que exige o conhecimento técnico e cientifico da coisa por parte do perito contábil. Parabéns pelo material de qualidade objetiva.

  3. Helio Rodrigues Araujo

    Prezado Gutemberg

    A verdade precisa da constatação pelo profissional do fato, para isso ele realmente precisa de muito conhecimento técnico e cientifico para dar o seu parecer inconteste.

    Obrigado e sucesso

    Hélio R. Araújo
    Gestor da pagina

  4. maria elenice

    gostei muito do material.

  5. Helio Rodrigues Araujo

    Maria Elenice

    Obrigado, nosso intuito sempre foi o de proporcionar material, com cunho técnico e linguagem acessivel, quando cumprimos nosso objetivo, ficamos satisfeitos.

    um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  6. joao carlos de souza ximenes

    Gostaria de saber, para aplicação do item de ARBITRAMENTO quais condições tenho que observar na determinação dos valores. Ex. no caso de cobrança de valores por uma empresa sem que a mesma apresente a documentação comprobatoria do crédito, alegando que a documentação tem mais de vinte anos de emissão e não ser preciso a sua guarda.

    Obrigado ximenes

  7. Helio Rodrigues Araujo

    João Carlos de Souza Ximenes

    Se houver certeza de parte do perito que houve o crédito, ele pode ser arbitrado usando como base de valor os indices oficiais que regem o processo legal.

    um abraço e sucesso.

    Hélio R. Araújo

  8. osvaldo coelho

    Kleber Lima.

    Preciso saber se vc tem algum material interessante,sobre pericia contabil,pois, estou cursando a displina no momento e material oferecido pelo professor,nao está sendo sufiente para o entendimento da mesma.

  9. Helio Rodrigues Araujo

    Osvaldo Coelho

    Sempre que possível postaremos algo sobre o assunto.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  10. Márcio Spinello

    Poucos dias antes do encerramento do exercício, um “armazém de secos e molhados”� recebeu grande remessa de mercadorias, sem ter, ainda, em mãos, a respectiva fatura do fornecedor. Essas mercadorias foram contempladas no inventário, sem ter havido o correto lançamento no “ diário”, para crédito do fornecedor. Sobreveio a falência da empresa e pouco depois o proprietário era acusado de fraude. Requereu-se a nomeação do perito-contador e você foi nomeado. Diante disso quais os procedimentos que você adotaria e a que conclusão chegaria.

  11. elenice domiciano

    Material muito interessante e produtivo.

  12. Helio Rodrigues Araujo

    Marcio Spinello

    Verificaria se a mercadoria realmente deu entrada no armazem. Constatado isso, referenderia o valor a pagar ao fornecedor com base nas constatação da entrega da mervadoria. Portanto concluiria que o fornecedor relamente tem o crédito com o armazem. Essa situação hipotetica hoje não se configura mais pois com o advento da nota fiscal eletrônica, ela chega antes da mercadoria, pois ela viaja por uma estrada menos acidentada.

    Um abraço e sucesso

  13. Helio Rodrigues Araujo

    elenice Domiciano

    Sempre que possivel, iremos acrescentar mais informações ao site.

    um abraço e sucesso

  14. vinicius farias

    nao entendi a diferenca de arbitramento e avaliação !!!

  15. LUIZ NEVES

    Se durante os trabalhos, o perito-contador precisar medir, em volumes cúbicos, a capacidade de um reservatório de combustível, deverá usar qual procedimento de perícia?

  16. Helio Rodrigues Araujo

    Vinicius Farias

    Arbitramento é a forma de você dar um valor a um bem… com base em parâmetros subjetivos. Avaliação é a forma de você dar valor a um bem… com base em parâmetros conhecidos e disponíveis.

    É sempre importante lembrar que se o perito-contador tiver um parâmetro conhecido… uma ultima negociação…um valor objetivo, ele deve optar por este em detrimento daquele.

    Um abraço e sucesso sempre.

    Hélio R. Araújo

  17. Helio Rodrigues Araujo

    Luiz Neves

    Sempre que possível e necessário o perito-contador precisará se valer de profissionais com conhecimento sobre… para formar opinião e dar o seu parecer com base em parâmetros objetivos.

    Um abraço e sucesso sempre.

    Hélio R. Araújo

Comente