Custos: Como Calcular

O estudo da contabilidade de custos, fica mais fácil quando se tem conhecimentos básicos em Contabilidade. É por este motivo que se estuda, inicialmente a Contabilidade Básica ou Geral, para depois estudar a Contabilidade de Custos.
Vejamos um exemplo bem simplificado de custos, utilizando como exemplo a produção de doce de leite:
Ingredientes: 8 lt de leite, 1,5 Kg de açúcar, e todos os outros necessários ao preparo do doce, totalizando $ 33,00

Tempo de preparo no fogão: 2 horas
Tempo de trabalho: 4 horas
Rendimento: 5 kg

Pergunta-se: Qual é o custo desse doce?

Quando você vai a uma confeitaria e compra um doce, o custo desse doce, para você, é o preço pago por ele. Entretanto, no nosso exemplo de fabricação do doce, o seu custo corresponde apenas aos gastos com a compra dos ingredientes?
É evidente que não, pois para fazer o doce de leite, além dos ingredientes, foram utilizados: cozinha, mesa, faca, panela, fogão, colher, água, gás e energia elétrica.
Dessa forma, tanto os ingredientes utilizados como os demais elementos que concorreram para que o doce de leite fosse feito tem CUSTO e precisam ser considerados.
Pelo que foi exposto até aqui, você pode concluir que o Custo de Fabricação ou Custo de Produção apresentam duas partes:

PARTE DIRETA: Composta pelos gastos de aquisição dos ingredientes utilizados integralmente na fabricação (tecnicamente conhecidos por Materiais Diretos = MD ou Matérias-Prima = MP) mais o custo das horas de trabalho (tecnicamente conhecidos por Mão-de-obra Direta = MOD). A soma desses gastos também é denominada CUSTO DIRETO, pois suas quantidades e seus valores são facilmente identificados em relação ao produto.
Portanto, no exemplo do doce de leite, pode-se concluir que os MD = $ 33,00 (soma dos ingrediente: ) e a MOD = $ 4,00 (a confeiteira ganha $ 1,00 por hora de trabalho, e trabalhou 4 horas para fazer o doce).

PARTE INDIRETA: Composta pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do doce, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica (tecnicamente conhecidos por Custos Indiretos de Fabricação = CIF).
O Custo Direto de produção é fácil de ser conhecido, pois geralmente corresponde aos valores integralmente gastos na compra dos materiais utilizados, mais a Mão-de-obra das pessoas que trabalharam diretamente na produção/fabricação.

Por outro lado, para se conhecer o valor dos Custos Indiretos de Fabricação de cada produto, deve-se estabelecer regras e efetuar cálculos para que os referidos custos sejam adequadamente atribuídos a cada produto.

Os Custos Indiretos de Fabricação são assim denominados porque não correspondem a gastos realizados especificamente para esse ou aquele produto. Na empresa industrial, eles beneficiam toda a produção do período. O gasto com aluguel, por exemplo, é indispensável para que a empresa possa existir, porém não está ligado a um ou outro produto; assim, o seu custo deve ser atribuído através de algum critério para todos os produtos que foram fabricados pela indústria naquele período. No nosso exemplo, embora não seja uma empresa, para conhecer o Custo de Produção real do doce, precisa incluir uma parcela do aluguel. Tecnicamente, a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, denomina-se RATEIO. Para se efetuar o rateio (distribuição), há necessidade de se adotar algum critério, seja ele estimado ou atribuído. Esse critério é denominado BASE DE RATEIO.

Veja a seguir, com base no exemplo em questão, alguns critérios que podem ser usados como base para ratear o valor dos Custos Indiretos:
Aluguel/IPTU: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que se paga $ 240,00 por mês de aluguel (IPTU incluído), o valor a ser considerado como Custo Indireto de Fabricação (CIF) é obtido do cálculo:
$ 240,00 / 30 dias = $ 8,00 por dia
$ 8,00 equivalente a 8 horas, assim para 4 horas = $ 4,00

Utensílios: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Os utensílios utilizados para fazer o doce – mesa, panela, fogão, faca, entre outros – não se consomem durante um processo de fabricação. Eles tem tempo de vida útil maior, podendo ser utilizados na fabricação de muitos quilos de doce, durante alguns anos. O critério para incluir no Custo de Produção (CP) o valor do gasto na aquisição desses bens é a DEPRECIAÇÃO.
Através da depreciação, considera-se como Custo do período uma parcela do valor gasto na aquisição dos bens duráveis, em razão do tempo de vida útil estimado para o referido bem. Suponha-se que o fogão, a mesa e os demais utensílios utilizados correspondam à depreciação de $ 720,00 por ano, eqüivalendo à depreciação mensal de $ 60,00. Sabendo-se que foram gastos 4 horas para se fazer o doce, o valor da depreciação proporcional ao número de horas gastas será de $ 1,00 (equivalente a meio dia de trabalho), representado pelo seguinte cálculo:
$ 60,00 / 30 dias = $ 2,00 por dia
$ 2,00 eqüivale a 8 horas, portanto para 4 horas eqüivale a $ 1,00

Gás: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Suponha-se que, por um botijão de gás de 13 quilos, tenha sido pago $ 26,00 e que, para consumir todo o gás contido no botijão, sejam necessárias 26 horas de trabalho. Logo, para cada hora de trabalho de gás consumido gasta-se $ 1,00. Se, para fazer o doce de leite o fogão ficou ligado durante 2 horas, o custo do gás consumido é dado por:
2,0 horas x R 1,00 = $ 2,00

Energia Elétrica: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que, durante o mês, foram gastos $ 60,00 com energia elétrica e sabendo que a casa tem 5 cômodos, os quais consomem energia elétrica em quantidades proporcionais, podemos estabelecer que a energia elétrica gasta por dia na cozinha corresponde a:
$ 60,00 / 5 cômodos = $ 12,00 mensais por Cômodo
Logo, $ 12,00 / 30 dias = $ 0,40 por dia
Assim, se $ 0,40 corresponde a 8 horas, para 4 horas corresponde $ 0,20.

Agora pode-se concluir que, para fazer o doce de leite, concorreram os seguintes itens:
a) Material Direto $ 33,00
b) Mão-de-obra Direta $ 4,00
c) Custos Indiretos de Fabricação
. Aluguel/IPTU $ 4,00
. Depreciação $ 1,00
. Gás $ 2,00
. Energia Elétrica $ 0,20 $ 7,20 Total = Custo de Produção (CP) $ 44,20

Após todos os cálculos acima, pode-se dizer que os 5 Kg de doce de leite custaram $ 44,20, assim, conclui-se que o custo de produção (CP) é composto por três elementos: Material Direto (MD) + Mão-de-obra Direta (MOD) + Custo Indireto de Fabricação (CIF).

Essa é somente uma abordagem simples, mais com o seu entendimento e o conhecimento da linha de produção ele pode ser largamente utilizado como uma ferramenta de controle.

253 thoughts on “Custos: Como Calcular

  1. Prezados,

    Achei muito interessante explicação , e achei um programa que calcula perfeitamente o custo do produto. O software se chama Sistema de Cálculo de Preços II (www.scp2.com.br). Estou usando com grande sucesso em minha empresa.
    Vale a pena,

    Abraços,

    Marcela

  2. Marcela

    Existem diversos programas disponiveis para ajudar nos calculos. O importante são: O conhecimento da empresa, do produto a ser fabricado, pois assim quanto mais se aperfeiçoam os conhecimentos maiores são as possibilidades de ter um cálculo mais exato e mais próximo do gasto efetivo.

    Um feliz natal e um ano cheio de novas realizações.

  3. Olá, poderia me ajudar a resolver a questão abaixo? Nem sei por onde começar por mais que tenha pesquisado. Antecipo meus agradecimentos.

    Uma indústria fabrica um único produto. No mês passado apresentou gastos com a aquisição de novas
    máquinas iguais a R$40.000, consumo de matéria-prima igual a R$30.000, com salários industriais diretos iguais a R$20.000, com embalagens iguais a R$20.000, com salários da equipe de vendas iguais a R$30.000 e com depreciação de equipamentos industriais iguais a R$15.000. As receitas da empresa totalizaram R$230.000. Considerando que foram produzidos 400 produtos pergunta-se:

    a) Qual é o valor do CUSTO por produto?

  4. Francisca

    A sra. deve Iniciar separando o que é custo (que é o que nos dara a resposta), despesas, investimento e receitas. Feito isto é so a sra somar os custos e dividir pela quantidade produzida que teremos o custo unitário do produto fabricado. Com base em seu exemplo, entendemos que: Custos são R$ 30.000, + R$ 20.000, + R$ 15.000, que somados equivalem a R$ 65.000, que divididos por 400 produtos é igual a R4 162,50 por produto produzido.

    Umm abraço e sucesso

  5. Ola, estou iniciando uma pequena empresa de produção de bolos doces e outros, gostaria de saber se existe algum programa que eu possa baixar na internet pago ou não que me ajude a organizar minhas despesas e meus lucros.

    Obrigada pela ajuda. abraços.

  6. Josiane

    Existe uma centena deles. Porém a sra precisa ter algum conhecimento prévio sobre contabilidade e administração e sobre o programa escolhido. Então, a sra precisa encontrar o programa que se adeque ao seu caso. O melhor seria a sra procurar ajuda especializada.

    Um abraço e sucesso

  7. Bom dia , estou iniciando uma produção de transformadores de energia.
    Esta base teórica me foi muito útil, mas estou com dúvidas quanto ao percentual que devo acrescentar para:

    Venda para lojistas.
    Venda para meu varejo.
    aguardo resposta.
    obrigado.

  8. Gostaria de saber como fazer o cálculo de l4 arranjos florais grande e 3o pequenos, sendo que gastei com flores e folhagens + espuma floral + pratinhos + transporte + ajudantes o valor de $l.700,00, poderia por favor me enviar a resposta por Email?

  9. Ezequiel paulo de Lacerda

    O que o sr precisa entender é:
    1) Qual o custo de sua estrutura para vendas? Para os lojistas? E para vendas varejo?
    2) Qual sua expectativa de lucros? Quanto o sr. tera que reenvestir no negócio, para ele continuar rentável?
    3) Qual preço o mercado esta disposto a pagar por seu produto? Qual o preço praticado por seus concorrentes diretos? E Qual o preço dos concorrentes indiretos?

    Essas são somente algumas das variáveis que o sr. precisa estudar para aplicar corretamente o melhor percentual, para a continuidade de seu negócio.

    Um abraço e sucesso.

  10. Maria Celia dos Reis

    Estes calculos podem ser feitos de forma global ou seja. A sra pode dividir $ 1.700,00 por 17 e tera o custo unitário de $ 100,00 por arranjo. Porém a sra. pode apurar um pouco mais o seu custo e verificar quanto gastou efetivamente em cada arranjo pequeno, por exemplo considerando que o arranjo pequeno gasta menos material, Apure quanto se gastou menos e desta maneira teremos os valores de cada arranjo individualmente. Para isso a sra precisa pegar o valor de cada um dos itens que gastou no arranjo.

    Um abraço

  11. Hélio, desde já gostaria de parabenizar pela ajuda dada a varias pessoas que como eu tem duvidas.
    Fábrico vários tipo de produtos e tenho duvida na hora de colocar o preço de venda, porque tenho uma despesa de R$ 8.950,00 com ( Aluguel,luz,agua,telefone,salário dos funcionários e outros)menos o custo da matéria prima que é de R$0,40 por produto,sendo que quando faço os calculos o preço de venda vai la pra cima e estou perdendo cliente e já penso em fechar a fábrica.
    Por esse motivo pesso sua ajuda.
    Exemplo dos calculos que estou fazendo por produto: Quant.dia 94 x 22 dias mês = 2068
    Quant.total dos produtos fabricados no mês 6.798 / 2068 = 30,4
    valor das despesas fixas e variaveis 8.950,00 x 30,4 = 2.719,75
    2.719,75 / 2.068 = 1,31
    Então gostaria de saber se realmente meus calculos estão correto,e se o produto realmente sai pelo preço de 1.31,e ainda sem colocar margem de lucro,estou perdendo cliente para concorrência por conta dos mesmos praticarem o preço de R$1,10 e 1,20.
    Aguardo,resposta.
    Obrigado.

  12. Jorge Pereira

    Vamos por partes e com base nos valores calculados pelo sr! Se o sr. fabrica 94 produtos por dia x 22 dias uteis o sr fabrica 2.068 produtos por mês: A materia prima deles é de R$ 0,40 por produtos então o seu custo com matéria prima mensal é de R$ 827,20 para produzir estes 2.068 produtos o sr tem um custo fixo e variável de R$ 8.950,00 por mês então o seu custo fixo e variável por produtos é de R$ 4,33, que somados aos R$ 0,40 de materia prima elevam o custo de seu produto para R$ 4,73 e não R$ 1,31 como o sr. informa. Porém se o total fabricado no mês for de 6.798 o seu custo passa a ser de R$ 1,32 + R$ 0,40 = R$ 1,72. Entendo que seus calculos não estão corretos. Caso ainda tenha qualquer duvida, favor entrar em contato, que se pudermos vamos ajudar sempre.

    Um grande abraço e sucesso

  13. Prezado Helio,

    Estou fazendo pano de prato para vender. Cada pç a R$10,0reais.Meu esposo me perguntou se eu estou trocando dinheiro, perdendo ou lucrando e sinceramente nao sei responder.Estou gostando do que estou fazendo mais preciso saber como calcular o preço de custo e como calcular o lucro.
    Um simples pano de prato, porém, meu esposo tem razao não se pode perder dinheiro.
    Agradeço a contribuição.
    Atenciosamente,
    MCSCarvalho

  14. Maria

    Para calcular o custo, a sra precisa anotar todos os valores que a sra. gasta com a compra do pano, das linhas, das horas de trabalho da sra. Depois de somado todos estes valores a sra. divide pelo numero de pratos que a sra produziu com o que gastou. O resultado será o preço de custo de cada pano de prato. Portanto neste momento a sra diminui o valor de R$ 10,00 do valor encontrado e tera encontrado o valor do lucro ou do prejuizo que a sra tem com cada pano produzido.

    Um abraço e um 2013 cheio de grandes realizações.

  15. Sem querer achei esta página fantástica, pois era mesmo o que eu estava procurando, li e achei logo um raciocinio lógico para os meus problemas, pois trabalho numa pousada que tem um restaurante e que fazemos lanches e jantares. e realmente estava á procura de como calcular cada sanduiche e cada prato envolvendo todos os gastos de um modo em geral.fico muito agradecido pelas informações, e espero muito acessar, toda vez que tiver dúvidas. Um forte abraço. Mario Almeida.
    Obs espero que mandei muita novidades de calculos pelo meu email.

  16. Maycon

    Tem que fazer uma contagem de quantos pães o sr. fabrica com um botijão de gás. Com este numero na mão o sr. calcula qual o custo de cada pão. Exemplo: Um botijão de 30 litros custa R$ 50,00 o sr. fabrica 15.000 pães com ele, então o custo do gás é de R$ 0,003, Este é só um exemplo o sr. tem que fazer as contas do que efetivamente acontece com seu gás, para a fabricação dos pães.

    Um abraço e sucesso

  17. Reinaldo
    senhor Helio tenho trabalhado város anos como proprietário de micro-empresas (diversas) sempre recolhendo todos os impostos devidos que a legislação exige das empresas, abrindo-as e encerrando-as devidamente. não recolhi nenhum tipo de guia pessoal para fins de aposentadoria, gostaria de saber se o tempo em que paguei o inss da empresa não contaria como inss pessoal sendo o sócio majoritário o tempo todo. grato.

    Sr. Reinaldo

    Não, pois o sr. simplesmente recolheu a parte de seus empregados para a previdência. Pois nas folhas de pagamentos que eles lhe assinavam, o sr. lhes cobrava um percentual de seu salário, para suas aposentadorias. Portanto o sr. teria que recolher sua parte também para a previdência, como o sr. não o fez, o sr. não tem direito a aposentadoria em função destes recolhimentos.

    Um abraço e sucesso

  18. Prezado Sr. Helio, a atual legislação diz que existe a carência de 180 contribuições para aposentadoria por idade. E que para a contagem das contribuições anteriores à data da lei 8213/91, somente serão contadas quando o segurado contribui com 1/3 da carência exigida de 180 contribuições. O que não consigo entender é o fato do inss ter negado beneficio ao meu tio, mesmo tendo cumprido com mais de 1/3 e na soma total ter mais de 180 contribuições. Um período foi recolhido quando ele tinha empresa e depois como facultativo. Agradeço se puder me esclarecer!

    Angelina

    É difícil falar sobre um processo em andamento, sem conhecimento dos documentos que compõem este processo. O que posso lhe afirmar é que seu tio, tem amplas condições de pedir revisão do processo, bem como adicionar documentos que o relator do processo entender que estejam faltando, por exemplo. Voltem ao INSS e peguem o processo e o instruam corretamente, que se o que a sra alega estiver correto, eles não tem como não atender o seu pedido.

    Um abraço e sucesso

  19. De acordo com a lei das S.A. devo depositar quando da constituição da sociedade, 10% do capital social, se a eu fizer a integralização de 40% do capital subscrito devo depositar só os 10% ou tenho que depositar todo o valor integralizado.

    Rosangela

    Se fizer a integralização posterior de 40% tem que depositar os 40%, não pode ser nem um centavo a menos.

    Um abraço e sucesso

  20. Tire-me uma duvida .. se eu não retornar ao serviço em 30 dias tenho chance de perder minhas ferias ?
    E eu faltei a 30 dias porque minha patroa disse que não queria eu mais lá , pois não queria gente doente trabalhando com ela e hj o inss me deu alta e este ocorrido ja tem 3 meses , tambem tenho ferias vencidas , tenho chance de perde-las ?

    Edleusa

    Além de perder suas férias, a sra pode perder seu emprego. Mais tudo isso depende de sua patroa. As férias vencidas a sra irá receber sem duvida alguma, porém o melhor a fazer é procurar sua patroa e fazer um acerto com ela, para que a sra possa retornar ao trabalho com muito mais felicidade para trabalhar.

    Um abraço e sucesso

  21. Marya do Carmo

    Sem duvida alguma. Para fazer isso a sra precisa traçar uma meta. Anotar todos os valores que a sra gastou para fazer seu pão de mel, bem como quais os valores a sra recebeu pela venda dos mesmos. Esse já é um bom começo. Lembrando algumas situações bem especificas, que são os materiais que a sra compra e não utiliza por não terem qualidade, por exemplo. Depois de tudo anotado é hora da sra organizar o que foi gasto e o que foi receita, se os gastos estiverem maior que as receitas a sra esta gastando mais que ganhando.

    Um abraço e sucesso

  22. Marya do Carmo

    Somente a sra pode responder a esta pergunta. Faça as contas de quanto a sra vende e quanto gasta com a produção dos pães que a sra terá a resposta. O que parece ser uma tarefa burocrática e sem retorno, pode lhe ajudar e muito a administrar a sua produção.

    Um abraço e sucesso

  23. Mohamad H Smidi

    Para se fazer um bom controle de custos, deve-se ter um bom conhecimento sobre as quantidades gastas em cada unidade fabricada. Com isso em mãos e devidamente anotado e controlado, não existe nenhuma dificuldade em resolver o problema dos custos.

    Um abraço e sucesso sempre

  24. Sr Hélio, boa noite.

    Recentemente adquiri uma máquina para corte de peças em madeira. A operação do sistema é bastante simples, perto dos cálculos dos custos. Consigo produzir em média, 375 peças por dia, porém, utilizo a maquina esporadicamente. Em algumas semanas utilizo 3, 4 dias, em outras, 1 ou nenhum. Trabalho sob demanda. Esse é um dos pontos onde tenho encontrado dificuldade para encontrar uma média, já que não consigo encontrar um padrão. Em alguns meses trabalho mais, em outros menos. Outro ponto importante, é em relação ao tamanho das peças. Geralmente corto produtos em três tamanhos diferentes: 8, 14 e 35cm de altura. Minha dificuldade está no fato de misturar os três tipos em uma única chapa, contrariando padrões pré existentes. Minha máquina utiliza fresas de corte, que às vezes quebram na primeira chapa e as vezes cortam mais de 10. Enfim, são várias variáveis e isso tudo tem me tirado o sono. Se puder me ajudar, tenho os seguintes números: 1. Média de 250 peças por chapa. 2. Média de 1h45 para cortar cada chapa. 3. Média de 1h00 para dar acabamento em 250 peças. 4. Arriscaria dizer que corto 5 chapas com uma única fresa. 5. A cada três chapas, utilizo um saco de lixo para o pó. 6. A cada 120 chapas cortadas, pago um carreto para descartar as sobras em lum ocal apropriado. Acredito que estes sejam os dados mais relevantes.

    Desde já, muito, muito, muito obrigado!

    Ricardo Albrecht

  25. Prezados,

    Em primeiro lugar, parabéns pela “aula” de formação de preço. Estou precisando formar o custo de uma escola de idiomas . . . ou seja, QUANTO ME CUSTA UM ALUNO? Gostaria de saber se vocês podem me ajudar.

    Obrigado

  26. Ricardo

    NO seu caso que produz por demanda, a forma tem que ser outra. Precisa ser esmiuçado os custos por cm, por quilowatt, etc. Ou seja, no seu caso, tem que ter o custo efetivo por cada peça produzida, bem como o custo pela hora improdutiva, também precisa ser avaliado o custo por peça. Depois de todos estes custos mensurados, precisa ser efetivado o custo improdutivo, também as despesas decorrentes da estrutura que o sr mantém para poder produzir, tudo isto deve ser considerado para mensurar o valor de cada peça.
    Sempre que possível o sr. deve anotar tudo que consome e manter sempre atualizado os valores dos custos de reposição das peças que utiliza.
    O seu custo tem que ter um controle muito melhor que os daqueles que podem fazer o cálculo por médias.

    Um abraço e sucesso sempre.

  27. Kleber Machado

    Sua situação é bastante interessante, pois tem muitas variáveis. Se o sr. tiver um controle de todos os seus gastos, incluindo ai a sua retirada de Pro- Labore. O sr. divide pelo número de alunos de sua escola. Depois de conseguido este número médio é hora de começar a melhorar seus apontamentos e verificar efetivamente quanto custa cada aluno em cada sala de aula, para isso o sr. terá que segregar (separar) cada gasto em custo, despesa, depreciação de cada sala de aula.

    Portanto tendo os valores gastos, o restante fica bem mais tranquilo de se conseguir, pois o mais complexo é controlar todos os gastos.

    Um abraço e sucesso sempre.

  28. Gostei muito das tuas dicas.
    Tenho uma dúvida sobre como calcular o valor do aluguel de peças para festas e eventos, tais como caminhos de mesa, guardanapo, sousplat, etc… Já procurei referências e não encontrei nada a respeito. A única base que tenho é o preço da concorrência.
    Agradeço antecipadamente tua atenção.

  29. Luciana

    Precisamos sempre entender que o preço tem várias variáveis. Concorrência, custos, preço de reposição, dentre outros. Então Entendo que a melhor técnica no seu caso deve ser a de preço de reposição: Exemplo: Caminho de mesa que a senhora pode usar por 2 anos e alugar 30 vezes, tem que ter um aluguel que no mínimo reponha um novo caminho de mesa. Portanto este seria a melhor forma de calcular o seu preço de aluguel das peças referidas.

    Um abraço e sucesso sempre.

  30. Ola estou com dificuldade para fazer o custos de um produto.
    Gostaria de saber qual é a margem que sempre devo colocar pra vender qualquer tipo de produto seja computador, roteador, telefone e etc.

    Comecei fazendo o seguinte raciocínio:
    Calculei quais são os custos fixos ( água, luz, telefone, aluguel, salario, internet) que são ao mês R$ 3.000,00
    Depois dividi pelos dias trabalhados que no meu caso é 30 dias.
    Portanto descobri que tenho que receber no minimo R$ 100,00 por dia para pagar as contas.

    Agora eu queria converter isso em porcentagem e não consigo.

    Pra que dai eu possa depois incluir os impostos e frete do produto.

    Por favor me ajudem.
    Obrigado.
    Mateus Raoni

  31. Mateus Raoni Pinheiro

    Faltou uma variável, pois você precisa também calcular o seu faturamento diário e lembrando que você tem que ganhar R$ 100,00 por dia a mais que o valor que irá repor seus estoques.
    Então supondo que o preço de custo seu produto seja R$ 1.000,00 você terá que acrescentar 10%, mais os tributos e lucro pretendido que incidem sobre sua mercadoria, que podemos estimar em 30,8%, então um produto que você adquiriu por R$ 1.000,00 você deve vende-lo por no mínimo R$ 1.446,00 pois a conta que você deve fazer para calcular o preço de venda deve ser:
    Preço de Venda (PV) = Custos (C) + Despesas (D) + Markup (M) + Impostos (I) então explicando que custo é o preço de sua compra mais fretes e impostos que incidiram sobre o mesmo, Despesa é o esforço que a empresa faz para vender, exemplo, aluguel, estrutura da loja, água, luz telefone, funcionários, etc. Markup é sua margem de lucro pretendida e os impostos que incidem sobre o preço de venda. Então vamos montar a equação.
    PV = $1.000 + 10% + 10% + 10,8% então teremos
    PV = $1.000 + 30,8% então teremos PV = 100% correto.
    100% Р30,8% = $ 1.000 enṭo teremos
    PV = $ 1.000 -:- 69,20 =
    PV = R$ 1.446,00 Decompondo o valor do preço de venda para verificar se nossa conta está correta.

    Pre̤o Custo РR$ 1.000,00
    Despesas 10% – R$ 144,60
    Markup 10% – R$ 144,60
    Impostos 10,8% – R$ 156,20
    Total Pre̤o Venda РR$ 1.446,00

    Espero ter esclarecido as dúvidas, quaisquer outras informações continuamos a disposição.

    Um abraço

  32. Boa Tarde, a minha duvida e a seguinte eu gasto com aluguel R$40.000,00 em um terreno é de 2900m² porem a minha área útil de fabricação é de 1.545m² como eu posso estimar o custo do meu aluguel neste caso sendo que 1355m² são usados como estacionamento, área de carga e descarga, jardim e etc…

    desde já agradeço pelo texto acima nos ajuda a filtrar e aplicar os mesmo em diversos produtos.

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