A determinação do preço de vendas

A determinação do preço de vendas de produtos e serviços precisa e deve ser encarada pelo empresário como uma ferramenta de vital importância, devendo estar vinculada aos objetivos imediatos ou de longo prazo.

Assim, a fixação de preços dos seus produtos ou serviços não é atividade que se possa desenvolver sem conhecimento dos objetivos da empresa em termos de lucratividade, de participação no mercado, de utilização da capacidade produtiva instalada dentre outros.

Com base no preço de custo do produto define-se um preço preliminar.

Normalmente a composição toma como base um percentual diretamente ligados aos tributos incidentes sobre as vendas acrescidos de despesas não diretamente atribuíveis aos produtos (como despesas de vendas, administrativas e financeira) e o nível de lucro pretendido.

Esse preço preliminar é analisado em função das condições do mercado, de preços dos principais concorrentes, do poder de compra dos possíveis consumidores e de outros fatores relevantes que possam afetar o desempenho das vendas

Ajusta-se o preço preliminar ao nível julgado compatível com o volume de vendas pretendido, havendo possibilidade, diversos preços alternativos são desenvolvidos e avaliados, escolhendo-se, ao final do processo, aquele que representar a mais rentável combinação entre volume e preço.

Um aspecto importante da política de preços das empresas é o acompanhamento contínuo dos preços praticados, pois o dinamismo das economias e dos mercados atuais, exige permanente vigília sobre o nível dos preços adotados.

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