A determinação do preço de vendas de produtos e serviços precisa e deve ser encarada pelo empresário como uma ferramenta de vital importância, devendo estar vinculada aos objetivos imediatos ou de longo prazo.
Assim, a fixação de preços dos seus produtos ou serviços não é atividade que se possa desenvolver sem conhecimento dos objetivos da empresa em termos de lucratividade, de participação no mercado, de utilização da capacidade produtiva instalada dentre outros.
Com base no preço de custo do produto define-se um preço preliminar.
Normalmente a composição toma como base um percentual diretamente ligados aos tributos incidentes sobre as vendas acrescidos de despesas não diretamente atribuÃveis aos produtos (como despesas de vendas, administrativas e financeira) e o nÃvel de lucro pretendido.
Esse preço preliminar é analisado em função das condições do mercado, de preços dos principais concorrentes, do poder de compra dos possÃveis consumidores e de outros fatores relevantes que possam afetar o desempenho das vendas
Ajusta-se o preço preliminar ao nÃvel julgado compatÃvel com o volume de vendas pretendido, havendo possibilidade, diversos preços alternativos são desenvolvidos e avaliados, escolhendo-se, ao final do processo, aquele que representar a mais rentável combinação entre volume e preço.
Um aspecto importante da polÃtica de preços das empresas é o acompanhamento contÃnuo dos preços praticados, pois o dinamismo das economias e dos mercados atuais, exige permanente vigÃlia sobre o nÃvel dos preços adotados.