O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.
Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos perÃodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
Isto permite que as transações registradas nos livros contábeis e apresentadas nas demonstrações financeiras do perÃodo no qual os bens ou serviços foram entregues ou executados ou recebidos. É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.
As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência informam aos usuários não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.
Portanto, proporcionam o tipo de informações sobre transações passadas e outros eventos, que são de grande relevância aos usuários na tomada de decisões econômicas.
As receitas e as despesas devem ser incluÃdas na apuração do resultado do perÃodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
O reconhecimento simultâneo das receitas custos e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao perÃodo em que ocorrer sua geração.
Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.
RECONHECIMENTO DAS RECEITAS
As receitas consideram-se realizadas:
1 – nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados;
2 – quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;
3– pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;
4 – no recebimento efetivo de doações e subvenções.
RECONHECIMENTO DOS GASTOS
Consideram-se incorridos os gastos:
1– quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;
2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;
3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.
Portanto o regime de competência prevê a correta aplicação do reconhecimento dos gastos e receitas no momento de sua efetivação independentemente de seu recebimento ou do seu pagamento, pois somente assim a contabilidade expressa claramente os eventos passados e os eventos futuros, considerando os valores a receber e a pagar no momento de sua realização. Â
não é um comentario é uma duvida que eu gostaria de saber.
Em julho de 2010 comecei a trabalhar com minha primeira empresa, porem esse mes ao tirar o DAS apareceu uma tela perguntando sobre o regime de competencia era de caixa ou de competencia. ja li algumas informaçõe sobre isso mas so fico com mais duvida, pois eu gostaria de continuar do mesmo jeito que o outro contador fazia.
a empresa e optante pelo simples nacional e é miceroempresa.
e o que faço todos os meses é retirar o DAS referente ao mes 11/2010 no mes 12/2010
Rosana Morais
Essa situação é a seguinte:
1) Regime de competência = significa que sua empresa pagara os impostos com base na receita bruta.
2) Regime de Caixa = significa que sua empresa pagara os impostos com base somente no valor efetivamente recebido no mês independente da quantidade de nota fiscais emitidas.
prós e contras = No regime de competência fica mais fácil o controle, pois não existe a necessidade de outro controle que não seja, a somatória das notas fiscais de venda/serviços emitidas no mês. No regime de Caixa, todos os meses precisa se levantado o valor que foi recebido das vendas mensais mais o valor recebido das vendas/serviços anteriores. Caso a sua empresa tenha um volume consideravel de venda a prazo, compensa fazer a opção pelo regime de caixa. Essa opção só pode ser feita uma vez por ano, valendo para todas as receitas de janeiro a dezembro de cada ano, não se esquecendo que todas as vezes que se muda de regime tem que ser feito um controle para não se pagar o imposto mais de uma vez.
Um feliz natale um ano cheio de novas realizações