O estudo da contabilidade de custos, fica mais fácil quando se tem conhecimentos básicos em Contabilidade. É por este motivo que se estuda, inicialmente a Contabilidade Básica ou Geral, para depois estudar a Contabilidade de Custos.
Vejamos um exemplo bem simplificado de custos, utilizando como exemplo a produção de doce de leite:
Ingredientes: 8 lt de leite, 1,5 Kg de açúcar, e todos os outros necessários ao preparo do doce, totalizando $ 33,00
Tempo de preparo no fogão: 2 horas
Tempo de trabalho: 4 horas
Rendimento: 5 kg
Pergunta-se: Qual é o custo desse doce?
Quando você vai a uma confeitaria e compra um doce, o custo desse doce, para você, é o preço pago por ele. Entretanto, no nosso exemplo de fabricação do doce, o seu custo corresponde apenas aos gastos com a compra dos ingredientes?
É evidente que não, pois para fazer o doce de leite, além dos ingredientes, foram utilizados: cozinha, mesa, faca, panela, fogão, colher, água, gás e energia elétrica.
Dessa forma, tanto os ingredientes utilizados como os demais elementos que concorreram para que o doce de leite fosse feito tem CUSTO e precisam ser considerados.
Pelo que foi exposto até aqui, você pode concluir que o Custo de Fabricação ou Custo de Produção apresentam duas partes:
PARTE DIRETA: Composta pelos gastos de aquisição dos ingredientes utilizados integralmente na fabricação (tecnicamente conhecidos por Materiais Diretos = MD ou Matérias-Prima = MP) mais o custo das horas de trabalho (tecnicamente conhecidos por Mão-de-obra Direta = MOD). A soma desses gastos também é denominada CUSTO DIRETO, pois suas quantidades e seus valores são facilmente identificados em relação ao produto.
Portanto, no exemplo do doce de leite, pode-se concluir que os MD = $ 33,00 (soma dos ingrediente: ) e a MOD = $ 4,00 (a confeiteira ganha $ 1,00 por hora de trabalho, e trabalhou 4 horas para fazer o doce).
PARTE INDIRETA: Composta pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do doce, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica (tecnicamente conhecidos por Custos Indiretos de Fabricação = CIF).
O Custo Direto de produção é fácil de ser conhecido, pois geralmente corresponde aos valores integralmente gastos na compra dos materiais utilizados, mais a Mão-de-obra das pessoas que trabalharam diretamente na produção/fabricação.
Por outro lado, para se conhecer o valor dos Custos Indiretos de Fabricação de cada produto, deve-se estabelecer regras e efetuar cálculos para que os referidos custos sejam adequadamente atribuÃdos a cada produto.
Os Custos Indiretos de Fabricação são assim denominados porque não correspondem a gastos realizados especificamente para esse ou aquele produto. Na empresa industrial, eles beneficiam toda a produção do perÃodo. O gasto com aluguel, por exemplo, é indispensável para que a empresa possa existir, porém não está ligado a um ou outro produto; assim, o seu custo deve ser atribuÃdo através de algum critério para todos os produtos que foram fabricados pela indústria naquele perÃodo. No nosso exemplo, embora não seja uma empresa, para conhecer o Custo de Produção real do doce, precisa incluir uma parcela do aluguel. Tecnicamente, a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, denomina-se RATEIO. Para se efetuar o rateio (distribuição), há necessidade de se adotar algum critério, seja ele estimado ou atribuÃdo. Esse critério é denominado BASE DE RATEIO.
Veja a seguir, com base no exemplo em questão, alguns critérios que podem ser usados como base para ratear o valor dos Custos Indiretos:
Aluguel/IPTU: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que se paga $ 240,00 por mês de aluguel (IPTU incluÃdo), o valor a ser considerado como Custo Indireto de Fabricação (CIF) é obtido do cálculo:
$ 240,00 / 30 dias = $ 8,00 por dia
$ 8,00 equivalente a 8 horas, assim para 4 horas = $ 4,00
UtensÃlios: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Os utensÃlios utilizados para fazer o doce – mesa, panela, fogão, faca, entre outros – não se consomem durante um processo de fabricação. Eles tem tempo de vida útil maior, podendo ser utilizados na fabricação de muitos quilos de doce, durante alguns anos. O critério para incluir no Custo de Produção (CP) o valor do gasto na aquisição desses bens é a DEPRECIAÇÃO.
Através da depreciação, considera-se como Custo do perÃodo uma parcela do valor gasto na aquisição dos bens duráveis, em razão do tempo de vida útil estimado para o referido bem. Suponha-se que o fogão, a mesa e os demais utensÃlios utilizados correspondam à depreciação de $ 720,00 por ano, eqüivalendo à depreciação mensal de $ 60,00. Sabendo-se que foram gastos 4 horas para se fazer o doce, o valor da depreciação proporcional ao número de horas gastas será de $ 1,00 (equivalente a meio dia de trabalho), representado pelo seguinte cálculo:
$ 60,00 / 30 dias = $ 2,00 por dia
$ 2,00 eqüivale a 8 horas, portanto para 4 horas eqüivale a $ 1,00
Gás: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Suponha-se que, por um botijão de gás de 13 quilos, tenha sido pago $ 26,00 e que, para consumir todo o gás contido no botijão, sejam necessárias 26 horas de trabalho. Logo, para cada hora de trabalho de gás consumido gasta-se $ 1,00. Se, para fazer o doce de leite o fogão ficou ligado durante 2 horas, o custo do gás consumido é dado por:
2,0 horas x R 1,00 = $ 2,00
Energia Elétrica: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que, durante o mês, foram gastos $ 60,00 com energia elétrica e sabendo que a casa tem 5 cômodos, os quais consomem energia elétrica em quantidades proporcionais, podemos estabelecer que a energia elétrica gasta por dia na cozinha corresponde a:
$ 60,00 / 5 cômodos = $ 12,00 mensais por Cômodo
Logo, $ 12,00 / 30 dias = $ 0,40 por dia
Assim, se $ 0,40 corresponde a 8 horas, para 4 horas corresponde $ 0,20.
Agora pode-se concluir que, para fazer o doce de leite, concorreram os seguintes itens:
a) Material Direto $ 33,00
b) Mão-de-obra Direta $ 4,00
c) Custos Indiretos de Fabricação
. Aluguel/IPTU $ 4,00
. Depreciação $ 1,00
. Gás $ 2,00
. Energia Elétrica $ 0,20 $ 7,20 Total = Custo de Produção (CP) $ 44,20
Após todos os cálculos acima, pode-se dizer que os 5 Kg de doce de leite custaram $ 44,20, assim, conclui-se que o custo de produção (CP) é composto por três elementos: Material Direto (MD) + Mão-de-obra Direta (MOD) + Custo Indireto de Fabricação (CIF).
Essa é somente uma abordagem simples, mais com o seu entendimento e o conhecimento da linha de produção ele pode ser largamente utilizado como uma ferramenta de controle.
Ola,estava pequisando sobre preços de produtos e gostei muito de suas informaçoes,mas ainda tenho algumas duvidaseu fabrico bolsas e almofadas em ksa e tenho um atelie.devo fazer o calculo igual vc explicou acima com energia, agua e etc, e depois do valor obtido tenho q acrescentar udo de novo oq gasto no atelie pra ter um peço final???desde ja agradecida.
Sidnelma
Se entendi bem a sua pergunta, entendo que não se deve acrescentar nada duas vezes. Calcular os valores da energia, água e etc. e verificar desse total qual o percentual que foi utilizado na fabricação. Exemplo: Energia da tua casa foi de R$ 100,00 em 30 dias 24 horas por dia, como a sra só trabalha 20 dias por mês e 8 horas por dia, a sra deve calcular o valor gasto efetivamente com a energia para produzir e a energia da sua geladeira, da televisão, etc. Portanto o valor do seu gasto com energia deve ser o valor que gastou efetivamente para produzir e não somar duas ou mais vezes o mesmo valor.
Um abraço e sucesso
Gostei muito do artigo,
obrigada
Adriana Santos
Sempre que possivel, vamos colocar artigos com assuntos relevantes.
Um abraço e sucesso
Muito bom este assunto tenho um exercicio,poderia me ajudar?
Umaempresa têxtil produzirá filamentos de poliéster de três tipos diferentes:
contÃnuos, texturizados e lisos. A previsão é de
que a produção anual de filamentos de poliéster seja de
185 mil toneladas. Desse total, 86 mil toneladas serão de
filamentos contÃnuos, e a quantidade de filamentos
texturizados corresponderá ao quádruplo da quantidade
de filamentos lisos, mais 29 mil. Quantos milhares de
filamentos lisos serão produzidos anualmente?
Josevaldo Barros
Esse seu exercicio é interessante e precisa ser utilizada a matematica para realiza-lo. Entendo que faltam variáveis para resolver o problema!
Um abraço e sucesso
Eu gasto para fazer um bolo de um kilo 6,00 reais decorado, como tiro o custo desse bolo, sendo que o forno fica ligado meia hora e o fogão meia hora, obrigado pela atenção
Rogerio
Para calcular o custo corretamente o sr. tem que anotar todos os valores gastos com a confecção do bolo. Incluindo ai o valor do seu tempo de serviço e de todos os gastos com o gás e o desgaste do fogão para fazer o bolo.
Um grande abraço e sucesso
Adorei a explicação sobre custo. Porém, uma dúvida:
Produzo doces que são armazenados em embalagens pláticas.
O custo do doce já está feito.
Para a revenda, ganho 200% sobre o conteúdo.
A minha dúvida é com relação a EMBALAGEM: Como devo cobrá-la do cliente? Repasso o exato valor dela ou acrescento alguma coisa pelo fato de eu usar meu tempo para adquirÃ-las?
Grata demais,
PatrÃcia
Realmente, muito interessante o seu post.
Gostaria de saber um detalhe referente alguns itens para a montagem do preço.
Quando vendo um sanduiche composto por:
Insumos
Tenho tres funcionarios
Uso o gás
…
Quais os custos diretos normalmente aplicados a montagem do custo?
Acho que faltou incluir no cálculo os impostos da venda. (icms)
Grato
Carlos Esteves
Patricia
Entendo que a embalagem faz parte do preço de custo do produto, pois a sra o vende já embalado. Lógico que a sra deve colocar todos os custos decorrentes do processo de produção dos doces.
Um abraço e sucesso
Carlos silva
Custos diretos são aquele que o sr pode facilmente identificar como inerentes ao produto: Exemplo na montagem do sanduiche o sr tem o pão a salchicha, que são utilizados por unidade para montar o sanduiche, já a mostarda e os outros temperos que são colocados pelo cliente são indiretos, pois o sr. não tem como medi-los corretamente para cada sanduiche. Seus funcionários também são variáveis, pois eles podem montar sanduiche, atender o cliente, fazer a limpeza da chapa, etc. Portanto estes custos o sr. tem que aplicar ao seu processo total.
Espero ter me feito entender.
Um abraço e sucesso
Obrigada pelas informações, eu realmente carecia de algo assim, bem esclarecido. No caso de eu ter de despachar o meu produto, procedo igual, acrescentando o valor da postagem (ou frete) + ICMS + tributos + embalagem final ?
Se possÃvel, gostaria de receber mais informações.
Grata
Fatima
Boa noite se uma indústria possui 20.000 unidades de matéria-prima estocadas no dia 31/12/2009 e cada unidade custou para a empresa R$ 1,50. Durante o exercÃcio de 2010, usou 15.000 unidades de matéria-prima, gastou R$ 26.000,00 com salários dos operários da fábrica, R$ 13.000,00 com salários do pessoal administrativo, R$ 8.000,00 com manutenção de máquinas da fábrica e R$ 2.000,00 com limpeza e manutenção do prédio da administração. A empresa produziu 15.000 unidades de produtos acabados e vendeu 80% do que foi produzido. Cada produto foi vendido por R$ 5,00.
Oi Helio, obrigado pelo artigo. Muito simples e esclarecedor. Se você pudesse me ajudar com uma dúvida minha relativa aos custos dos meus equipamentos. Trabalho com audio, digamos que eu tenho um kit de gravação que tenha me custado $ 15000. Como faço pra saber quanto deve cobrar de diária por eles? Como faço pra descobrir o valor de locação para este tipo de situação? Grato e obrigado!
Carlos Esteves
Entendo que imposto é despesa….. estavamos falando sobre custos.
Um abraço e sucesso
Olá, preciso fazer uma análise dos custos de produção de sabão caseiro, mas estou com dificuldade de identificar os custos fixos, já que a produtora faz na sua própria casa. Por favor, você pode esclarecer a minha dúvida? E também preciso saber as etapas para esta análise.
obrigada,
Diane
Fatima Olsen
Exatamente. Todos os custos envolvidos no processo produtivo tem que ser computados no preço final do bem vendido.
Um abraço e sucesso
Sabrina
Parece-me que sra deixou de perguntar o que queria com essas informações! Como ficou somente um amontoado de informações, sinto não poder ajuda-la.
Um abraço e sucesso
Ricardo
Somente com o desgaste natural o sr. pode calcular, o que contabilmente denominamos de Depreciação! Como se calcula isso? Verifica-se o tempo de vida útil desse bem, digamos 10 anos! Como o total do bem é 100%, então um bem que dura 10 anos, tem uma depreciação anual de 10%, ou de 0,83% ao mês. Portanto um bem que custou R$ 15.000,00 terá somente como desgaste natural pelo uso o valor de R$ 124,50 por mês, entendo que nesse valor deve ser acrescentado o valor/tempo que o sr. utiliza o equipamento.
Um abraço e sucesso
Diane
Os custos fixos são aqueles que não aumentam ou diminuem de acordo com a produção. Exemplos de custos fixos: O Salario dos funcionários, pois ele não aumenta ou diminui de acordo com a produção, pois se o funcionário ganha R$ 600,00 por mês, independentemente de quanto ele produz. Então todos os custos eu não oscilam de acordo com a produção são custos fixos.
Um abraço e sucesso
HELIO,GOSTARIA QUE ME AJUDASSE POR FVOR,ESTOU DESEMPREGADA A UM TEMPO,E ESTOU COMEÇANDO A FAZER PÃES DE MEL,PORTANTO NÃO SEI FAZER OS CALCULOS PARA QUE EU NÃO TENHA PREJUIZO,FICO EM DUVIDA SE TENHO QUE FAZER SOMENTE O CALCULO GASTO EM TODO OS PRODUTOS,OU EM QUANTIDADE GASTA,POR EX:NA PRIMEIRA COMPRA GASTO:1L MEL-22,00/AÇUCAR MASCAVO-8,00/1L LEITE-2,20/FARINHA DE TRIGO-2,50/CANELA EM PÓ-1,20/NOZ MOSCADA-1,80/BARRA DE CHOCOLATE-13,00/ACHOCOLATADO-6,50/BICARBONATO-1,50/GENGIBRE-2,00/ERVA DOCE-1,50/CRAVO-1,60/CANELA DE PAU-1,40/1LATA DE LEITE CONDENSADO-3,00/1 COCO RALADO-2,80/EMBALAGENS COM 100 PACOTINHOS-3,50/LAÇOS COM 10 CADA PACOTINHO-1,80/TODO ESSE MATERIAL:MENOS A BARRA DE CHOCOLATE,LEITE CONDENSADO E O COCO-O RESTO DA PARA FAZER 4 RECEITAS,SENDO QUE CADA RECEITA DA 32 PÃES DE MEL-NA ULTIMA VEZ VENDI CADA UM POR 3,00 REAIS…FICARIA MUITO GRATA SE PUDESSE ME AJUDAR,POIS TENHO UM BEBÊ DE 1 ANO E 3 MESES E NESCESSITO MUITO DE TRABALHAR COMO AUTÔNOMA…UM GRANDE ABRAÇO…
Rosana Garcia
No seu caso seria mais simples, se a sra pegasse todos os seus gastos e verificasse, com eles qual a quantidade produzida. Divida o valor dos gastos pela quantidade produzida e a sra terá o custo unitário de cada um dos pães de mel. Pronto com o valor do custo a sra pode acrescentar 20% a mais e tera o seu preço de venda. Para os produtos que a sra compra e sobra da receita de 32 pães, a sra considera um valor menor, exemplo uma barra de cocholate produz 100 pães e custa R$ 12,00, então a sra considere para cada receita de 32 pães o valor de R$ 3,84, que é o valor de R$ 12,00 dividido por R$ 100,00 que é iguala R$ 0,12 vezes 32 pães que pe igual a R$ 3,84, da mesma forma a sra faz com todos os seus produtos que sobram. Os custos devem ser calculados a cada produção, sempre que a sra conseguir um desconto nas compras, sempre que um produto aumentar de preço. Então a sra precisa estar sempre calculando o seu NOVO preço de custo, pois assim a sra tera certeza se esta com um preço de venda em condições de sobrar dinheiro para seus gastos próprios.
Um abraço e sucesso
MUITO BOM. GOSTARIA DE RECEBER OUTRAS INFORMAÇÕES POR EMAIL.
karlla
Sempre que possivel disponibilizaremos novas informações na pagina.
Um abraço e sucesso
boa noite?
Eu precisava saber como fazer o culclo para produzir, o pão dagua e frances e os grandes e bolos, com os engredientes luz e água,engredientes como o trigo quantos pães eu posso produzir por saco de 25kg
Adorei o conteúdo desta matéria sou um pouquinho preguiçosa é claro que não terminei de lêr mas do bocado que já analisei foi muito benéfico.
gostaria de mais informações sobre…
Gostaria de saber quanto posso cobrar para lavar e passar roupas ,uma vez que onde moro não pago agua e minha luz é rural.
gostaria também de saber como faço a contagm dessas roupas .
espero anciosa por essa resposta pois preciso ajudar nas despesas de casa ,como tenho dois filhos pequenos pensei que essa seria uma ótima soluçao,para ganhar um pouquinho e não ter que deixa-los com minha mãe,pois ela já tem 60 anos e não tem saude suficiente para cuidar de dois meninos.Me ajudem com esse calculo .desde já eu agradeço e parabenizo por esse site.
espero resposta no meu email.
muito obrigada !!!
boa noite eu estou começando á fazer manutenção em fornos de padaria como eu posso saber o valor da mão de obra? exemplo vou fazer a manutenção de moto demoro vinte minutos para chegar num raio de quinze quilômetros a peça custa em media 140 R$ leva mais ou menos meia hora para achar a peça danificada mais meia hora para montar o tempo do reparo é de uma hora ? quanto eu cobro pela peça, e á mão de obra quanto cobrar
desde já agradeço pela atenção aguardo uma resposta.envia para mim por email:claudemirathomaz@hotmail.com
Antonio C. F. de augustinho
Infelizmente não tenho como lhe informar quanto o sr. pode produzir com um saco de 25 kg, pois não trabalhamos com padaria. O que podemos lhe ajudar é: o sr. precisa anotar todos os valores gastos, contar a produção, e fazer o calculo dividindo um pelo outro. Exemplo O sr. nesse mês gastou R$ 10.000,00 com energia, trigo, água, funcionários e todos os outros gastos necessários para produzir 50.000 produtos como pão frances, pão dágua, bolos e todos os outros produtos produzidos. Então dividindo-se R$ 10.000,00 por 50.000 unidades produzidas, o sr. gastou R$ 0,20 para produzir cada unidade. Agora vamos começar a melhorar esses calculos! Dos 50.000 produtos o bolo consome mais tempo e mais produtos, portanto temos que calcular qual o percentual do trigo e dos outros gastos foi dispendido com o bolo. Exemplo R$ 4.000,00 foi gasto para produzir 1.000 bolos então cada bolo custou R$ 4,00 e os restante dos produtos ficaram com R$ 6.000,00 para produzir 49.000 unidade custando R$ 0,12 por unidade. Assim podemos fazer com cada um dos produtos produzidos. Fazendo assim o sr. logo terá o controle de quanto gastou com cada produção e quanto lhe sobrou de lucro para ser investido na melhoria de suas instalações e aumento de produção.
Um abraço e sucesso
Severiana Iracelma
Nos sentimos gratificados quando atingimos o publico certo.
Um abraço e sucesso
Severiana Iracelma
Sempre que possivel, estamos melhorando e aumentando as informações do site.
Um abraço e sucesso
bom dia Helio! estou iniciando uma industria de fabricação de cadeiras de aço e gostaria de saber como faço para descobrir o custio de produção de seis cadeiras com uma mesa.
Elis
o interessante seria a sra utilizar o peso pois assim ficaria facil de resolver. Digamos cobrar R$ 10,00 por quilo de roupa para lavar e passar… lembrando este dez é por ser um numero inteiro e de facil visualização não é um valor! Certo. Depois disso a sra começa a fazer as contas de quanto esta gastando com sabão, amaciante, e seu tempo de serviço. Assim a sra pode calcular quanto seria o valor a cobrar por cada quilo de roupa lavada. Logicamente a sra não recebera somente um quilo por vez…. então tera que pesar ou avaliar o peso, e a partir dai começar a calcular e sempre manter atualizado esse valor do custo total.
Um abraço e sucesso
Claudemir
O sr. deve avaliar quanto é sua hora de trabalho, e quanto é o valor de seu deslocamento. Com esses valores e como o sr. ja tem o valor da peça, o sr. podera estimar o valor total de seu serviço. Exemplo: O sr. pretende ganhar R$ 3.000,00 por mês trabalhando 220 horas então sua hora será de R$ 13,64. O sr. gasta com o combustivel e desgaste da moto, digamos R$ 1,00 por quilometro rodado. Pronto o sr. ja pode estimar todos os seus trabalhos lembrando sempre de especificar ao seu cliente o que o sr esta cobrando, para ficar claro a eles o valor dos seus serviços.
Um abraço e sucesso
Jose Flavio
O jeito mais fácil é o sr anotar todos os valores gastos, e dividir pelo valor dos produtos fabricados. Uma forma melhor ainda é o sr. somar o valor de cada custo aplicado nos produtos, com eles devidamente anotados e controlados, o sr tem condições de saber o valor exato do custo de cada item produzido. Os materiais que não forem passiveis de serem controlados, devem ser rateados por cada produto.
Um abraço e sucesso
Boa Noite!!!
Estou tentando resolver uma questão e estou com dificuladade; se possÃvel preciso de ajuda.
A empresa Incorpora Ltda está diante de uma difÃcil decisão em uma
de suas filiais que envolve basicamente uma decisão tributária e uma decisão
financeira. Ambos os proble mas estão sendo submetidos à contabilidade,
controladoria e à auditoria.
A primeira questão se refere aos dados a seguir:
Descrição Quant. Vr. Unit. Total
Material direto 1.500 valor 250,00 Total 375.000,00
Mão de obra 880 valor 25,00 Total 22.000,00
Custos indiretos 223.000,00
A venda total da obra envolvendo esses custos equivale a 30% acima
do custo total.
Como a empresa passou por um processo de auditoria verificou-se
que a Legislação relativa exclusivamente ao ramo de sua filial permite a escolha do
regime tributário do PIS/COFINS.
A empresa possui ainda R$150.000,00 em despesas operacionais.
Os únicos impostos para fins didáticos que serão considerados são:
ICMS sobre compras e vendas 12%, PIS 0,65% e COFINS 3,00% se a opção da empresa
for pelo regime cumulativo de acordo com uma permissão legal. Caso ela opte pelo
regime não cumulativo os percentuais de PIS e COFINS passam a ser 1,65% e 7,6%
respectivamente.
Agradeço desde já;
Preciso saber apenas do custo total da obra?
Muito útil e interessante essa informações. Valeu!
Olá estou em duvida nesse exercicio, podes me ajudar?
Uma empresa fabrica, em um Departamento, dois tipos de arruelas: grande e pequena. Com 300 gramas de matéria-prima produz uma de cada tamanho; o peso da arruela pequena é a metade da grande. O peso do material que sobra (interna e externamente) é igual ao da arruela pequena.
O corte de ambas é feito ao mesmo tempo por uma prensa que custou R$ 4.800.000,00 e que tem vida útil estimada em 10.000 horas; essa maquina corta em média 600 arruelas de cada tipo por hora. A Mão de Obra Direta de certo perÃodo foi de R$ 360.000,00, mas não é possÃvel separar quanto pertence a um e outro tipo de arruela, já que ambas são produzidas conjuntamente.
Foram consumidos neste perÃodo, 72.000 Kg de Matéria Prima, ao custo de R$ 12,00 por Kg.
Os Custos Indiretos do departamento e rateados para ele totalizaram R$ 178.800,00. As sobras do material são normalmente vendidas no mercado ao preço de R$ 3,00 o Kg.
Após essa fase de corte, as arruelas são enviadas para outra empresa, que as niquela e embala, devolvendo à primeira já prontas para venda. A niqueladora cobra R$ 10,00 por Kg de arruela pelo trabalho todo, incluindo transporte e embalamento, mas o material de embalagem é fornecido pelo fabricante das arruelas. A embalagem é uma caixa que custa R$ 2,00 e R$ 1,50 (para as arruelas grandes e para as pequenas, respectivamente), cabendo 50 unidades em cada uma.
Diante do apresentado, pergunta-se:
a) Qual o custo da matéria prima de cada tipo de arruela?
b) Qual deve ser o preço de venda de cada caixa de arruelas, sabendo-se que a empresa pretende ter um lucro bruto de 30% sobre o preço de venda de cada um dos tipos?
c) Quais os custos que se pode dizer realmente sejam diretos nessa empresa?
Marcio Sousa
Não é nossa intenção nesse espaço, resolver exercÃcios didáticos.
Um abraço e sucesso
Marcio Sousa
O custo total da obra, são todos os gastos efetuados na mesma. É apenas uma operação matematica, que com todos os valores fica fácil de ser feita.
Um abraço e sucesso
Leonam
Obrigado, nos sentimos relaizados quando nossa pagina ajudou alguém.
Um abraço e sucesso
Maria
Sinto muito, mais não é nossa intenção no site resolver exercicio proposto por outras pessoas.
Um abraço e sucesso
Agnaldo
Gostei muito do modo como descreveu o exemplo de custeio da produção, muito bem explicado continue escrevendo artigos como este que só tem a acrescentar conhecimento a todas as pessoas interessadas neste assunto. Gostaria de receber alguns artigos relacionados por email, muito obrigado por esta iniciativa essas coisas que só tende a agregar conhecimento ao leitor.
Faz se necessario umbuir ate no calculo a energia x hora,Mão de obras x hora.
obrigada pela explicação, estava com muitas duvidas quanto o calculo do rateio… valeu
DEUS abençoe vcs!
Prezado Mestre.
São 4,30 hs da manhã, sou um velho Bel. que reiniciou as atividades no magistério, estou encontrando dificuldades, porém em pesquisa na internet encontrei seu site, graças a Deus, consegui uma luz, obrigado, E>T> Materia gestão de Custos. Sérvulo