O estudo da contabilidade de custos, fica mais fácil quando se tem conhecimentos básicos em Contabilidade. É por este motivo que se estuda, inicialmente a Contabilidade Básica ou Geral, para depois estudar a Contabilidade de Custos.
Vejamos um exemplo bem simplificado de custos, utilizando como exemplo a produção de doce de leite:
Ingredientes: 8 lt de leite, 1,5 Kg de açúcar, e todos os outros necessários ao preparo do doce, totalizando $ 33,00
Tempo de preparo no fogão: 2 horas
Tempo de trabalho: 4 horas
Rendimento: 5 kg
Pergunta-se: Qual é o custo desse doce?
Quando você vai a uma confeitaria e compra um doce, o custo desse doce, para você, é o preço pago por ele. Entretanto, no nosso exemplo de fabricação do doce, o seu custo corresponde apenas aos gastos com a compra dos ingredientes?
É evidente que não, pois para fazer o doce de leite, além dos ingredientes, foram utilizados: cozinha, mesa, faca, panela, fogão, colher, água, gás e energia elétrica.
Dessa forma, tanto os ingredientes utilizados como os demais elementos que concorreram para que o doce de leite fosse feito tem CUSTO e precisam ser considerados.
Pelo que foi exposto até aqui, você pode concluir que o Custo de Fabricação ou Custo de Produção apresentam duas partes:
PARTE DIRETA: Composta pelos gastos de aquisição dos ingredientes utilizados integralmente na fabricação (tecnicamente conhecidos por Materiais Diretos = MD ou Matérias-Prima = MP) mais o custo das horas de trabalho (tecnicamente conhecidos por Mão-de-obra Direta = MOD). A soma desses gastos também é denominada CUSTO DIRETO, pois suas quantidades e seus valores são facilmente identificados em relação ao produto.
Portanto, no exemplo do doce de leite, pode-se concluir que os MD = $ 33,00 (soma dos ingrediente: ) e a MOD = $ 4,00 (a confeiteira ganha $ 1,00 por hora de trabalho, e trabalhou 4 horas para fazer o doce).
PARTE INDIRETA: Composta pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do doce, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica (tecnicamente conhecidos por Custos Indiretos de Fabricação = CIF).
O Custo Direto de produção é fácil de ser conhecido, pois geralmente corresponde aos valores integralmente gastos na compra dos materiais utilizados, mais a Mão-de-obra das pessoas que trabalharam diretamente na produção/fabricação.
Por outro lado, para se conhecer o valor dos Custos Indiretos de Fabricação de cada produto, deve-se estabelecer regras e efetuar cálculos para que os referidos custos sejam adequadamente atribuÃdos a cada produto.
Os Custos Indiretos de Fabricação são assim denominados porque não correspondem a gastos realizados especificamente para esse ou aquele produto. Na empresa industrial, eles beneficiam toda a produção do perÃodo. O gasto com aluguel, por exemplo, é indispensável para que a empresa possa existir, porém não está ligado a um ou outro produto; assim, o seu custo deve ser atribuÃdo através de algum critério para todos os produtos que foram fabricados pela indústria naquele perÃodo. No nosso exemplo, embora não seja uma empresa, para conhecer o Custo de Produção real do doce, precisa incluir uma parcela do aluguel. Tecnicamente, a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, denomina-se RATEIO. Para se efetuar o rateio (distribuição), há necessidade de se adotar algum critério, seja ele estimado ou atribuÃdo. Esse critério é denominado BASE DE RATEIO.
Veja a seguir, com base no exemplo em questão, alguns critérios que podem ser usados como base para ratear o valor dos Custos Indiretos:
Aluguel/IPTU: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que se paga $ 240,00 por mês de aluguel (IPTU incluÃdo), o valor a ser considerado como Custo Indireto de Fabricação (CIF) é obtido do cálculo:
$ 240,00 / 30 dias = $ 8,00 por dia
$ 8,00 equivalente a 8 horas, assim para 4 horas = $ 4,00
UtensÃlios: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Os utensÃlios utilizados para fazer o doce – mesa, panela, fogão, faca, entre outros – não se consomem durante um processo de fabricação. Eles tem tempo de vida útil maior, podendo ser utilizados na fabricação de muitos quilos de doce, durante alguns anos. O critério para incluir no Custo de Produção (CP) o valor do gasto na aquisição desses bens é a DEPRECIAÇÃO.
Através da depreciação, considera-se como Custo do perÃodo uma parcela do valor gasto na aquisição dos bens duráveis, em razão do tempo de vida útil estimado para o referido bem. Suponha-se que o fogão, a mesa e os demais utensÃlios utilizados correspondam à depreciação de $ 720,00 por ano, eqüivalendo à depreciação mensal de $ 60,00. Sabendo-se que foram gastos 4 horas para se fazer o doce, o valor da depreciação proporcional ao número de horas gastas será de $ 1,00 (equivalente a meio dia de trabalho), representado pelo seguinte cálculo:
$ 60,00 / 30 dias = $ 2,00 por dia
$ 2,00 eqüivale a 8 horas, portanto para 4 horas eqüivale a $ 1,00
Gás: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Suponha-se que, por um botijão de gás de 13 quilos, tenha sido pago $ 26,00 e que, para consumir todo o gás contido no botijão, sejam necessárias 26 horas de trabalho. Logo, para cada hora de trabalho de gás consumido gasta-se $ 1,00. Se, para fazer o doce de leite o fogão ficou ligado durante 2 horas, o custo do gás consumido é dado por:
2,0 horas x R 1,00 = $ 2,00
Energia Elétrica: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que, durante o mês, foram gastos $ 60,00 com energia elétrica e sabendo que a casa tem 5 cômodos, os quais consomem energia elétrica em quantidades proporcionais, podemos estabelecer que a energia elétrica gasta por dia na cozinha corresponde a:
$ 60,00 / 5 cômodos = $ 12,00 mensais por Cômodo
Logo, $ 12,00 / 30 dias = $ 0,40 por dia
Assim, se $ 0,40 corresponde a 8 horas, para 4 horas corresponde $ 0,20.
Agora pode-se concluir que, para fazer o doce de leite, concorreram os seguintes itens:
a) Material Direto $ 33,00
b) Mão-de-obra Direta $ 4,00
c) Custos Indiretos de Fabricação
. Aluguel/IPTU $ 4,00
. Depreciação $ 1,00
. Gás $ 2,00
. Energia Elétrica $ 0,20 $ 7,20 Total = Custo de Produção (CP) $ 44,20
Após todos os cálculos acima, pode-se dizer que os 5 Kg de doce de leite custaram $ 44,20, assim, conclui-se que o custo de produção (CP) é composto por três elementos: Material Direto (MD) + Mão-de-obra Direta (MOD) + Custo Indireto de Fabricação (CIF).
Essa é somente uma abordagem simples, mais com o seu entendimento e o conhecimento da linha de produção ele pode ser largamente utilizado como uma ferramenta de controle.
Sr. Hélio
Parabéns por suas esplicações.
Tenho uma panificadora e fabrico 5000 pães dias,de varios tipos
Mais a minha dificuldade esta em colocar em cada mercadoria as desp. fixa e variavel.Poderia me ajudar?
João Carlos
Oportunamente estaremos também disponibilizando informações via e-mail. Continue acessando, pois teremos sempre novidades.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Salete Eloy
Entendemos que as despesas fixas a sra tem que distribuir por toda sua produção, pois não tem como especificar em qual produto gastou tal valor, já as despesas variávies a sra tem condições de verificar em qual produto ela foi utilizada. Exemplo: A quantidade de sal utilizado em cada produto a sra pode precisar, já o valor do salário fixo de um funcionário administrativo a sra não pode precisar onde ele foi utilizado individualmente. Portanto o salário tem que ser dividido pelo total produzido e diluido no preço final do produto, já o sal pode ser utilizado no preço básico de cada um dos produtos.
Um abraço e sucesso sempre
Hélio R. Araújo
Boa Tarde…tire uma duvida minha… no cálculo do custo de capital de uma empresa devemos ponderar os custos especificos de cada fonte de recursos financeiros utilizadas?
Fabiana
Depende da utilização que irá dar a este estudo. Na maioria deles sem duvida alguma.
Um grande abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Parabéns, muito obrigado pelas informações contidas nesta página, de forma simples e clara obtive total esclarecimento sobre o assunto, ótimo!!!!!
Adorei a objetividade da explicação. Gostaria de receber mais informações sobre custos. Estou abrindo um negócio de fabricação de sabonete e tenho uma dúvida. Geralmente as pessoas colocam os custos diretos da fabricação (base, essência, corantes,…) e colocam este valor multiplicado por 3. Se eu fizer este cálculo eu posso multiplica-ló por 3. Aguardo a resposta. Desde já, agradeço.
Ola!
Parabéns pela disponibilidade ,as informações são realmente muito boas.
Eu faço sabonetes artesanais e redalmente não estou calculando corretamente os custos do meu produto,
minha dificuldade esta em descobrir todas essas informações de quantas horas trabalhado,sendo que trabalho nas horas vagas,aluguel ja que faço em casa. Será que estou fazendo td errado?
Veja eu tenho um gasto de materia prima de 0,50 e vendo meu produto por 3,50 será que esta certo dessa forma?
Ola, tenho outra dúvida a respeito de custos, pretendo montar uma pizzaria delivery, vou precisar de dois funcionários(pizzaiolo) e um ajudante, o aluguel está em torno de R$ 1.000,00, como proceder neste caso, como saber corretamente o cálculo do custo das pizzas que irei comercializar, sendo que no cardápio consta aproximadamente 40 sabores.
Desde já muito obrigado pela atenção.
Heitor.
Bom dia !
Sr. Helio Araujo
Simples e esclarecedor, é minha referencia.
Parabens, ficarei em contato procurando acompanhar mais informações.
Ronaldo
Heitor
Nossa intenção foi sempre, tentar ajudar as pessoas com nossos artigos sempre em linguagem clara e objetiva. Bom termos acertados com o sr.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Michele Jaensen
Acho que o que eles fazem é acharem o preço de venda na multiplicação por 3. Entendemos que o seu sucesso financeiro depende de controles sempre rÃgidos, onde se tenha condições de efetivamente saber o valor do custo do produto fabricado, partindo desse parâmetro é sempre possÃvel estipular o preço de venda.
Um grande abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Maura Costa
O sucesso de um controle de custos, passa por controles rigidos, ou seja, quanto mais valores a sra. conseguir controlar, mais proxima de saber seus custos efetivos estara. Mesmo trabalhando nas horas vagas, marque sempre o inicio e o fim e teras a quantidade trabalhada. Como faz em casa, estipule um valor do aluguel da parte que a sua utiliza na sua residência. Se a sra. entende que esta repondo sua matéria prima e ainda sobrando dinheiro, não tem como estar errada.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Heitor
Para saber o custo corretamente, o sr precisa ter controle sobre os mesmos. Importante: Sempre que o sr consegue trocar seus custos fixos, aqueles que são inerentes a sua estrutura, por custos variáveis, que são aqueles que aumentam ou diminuem conforme aumenta ou diminui suas vendas, seus lucros aumentam. É importante o sr trocar esses custos sempre.
Um grande abraço
Hélio R. Araújo
Bom dia Hélio,
Estou começando na fabricação de mini pizzas, gostaria de saber como calcular o custo de cada unidade. Estou vendendo o pacote por R$ 15,00 sendo 20 mini pizzas. Acredito ter que mensurar todos os produtos mas, como tenho que calcular por peso tb, terei que pesar as medidas de cada recheio e calcular pelo preço em Kg?
Aguardo sua resposta,
Obrigado,
Rafael Pedroso
Oi Hélio,
Com relação às mini pizzas, a massa e o recheio eu compro fora. A massa eu compro por R$ 6,00 o Kg, o presunto R$ 8,69, a calabreza R$ 6,69 a muzzarela R$ 8,20, o milho R$ 6,99 2Kg (drenado), bacon R$ 8,30 e as embalagens eu já sei como calcular, pois é só pegar o preço e dividir pela quantidade que vem na embalagem.
Att
Rafael Pedroso.
Rafael Pedroso
Como o sr vende por unidades o que precisa ser feito é: Calcular os custos totais e dividi-los pela quantidade produzida, assim o sr terá o preço unitário: Exemplo numérico: O sr. comprou todos os materias e calculou todos os seus gastos para fazer as mini pizzas por R$ 230,00, com esse valor produziu 60 unidades então o valor de cada unidade é igual a R$ 3,83, portanto esse é o seu preço de custo de cada unidade.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Rafael Pedroso
Como o sr já tem todos os valores agora é só soma-los e dividir pelo numero de unidades produzidas, que o sr já tem o preço de custo de cada unidade, Então somando 6,00 + 8,69 + 6,69 + 8,20 +6,69 + 8,30 = 44,87 se essas quantidades produzem 20 mini pizzas teremos R$ 2,24 + o preço da embalagem, pronto o sr já tem o preço de custo de cada unidade.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Boa Noite, estou começando agora com bolos artisticos, e tenho uma encomenda de 100 unidades de mini bolos, o custo do material é de R$ 133,00 reais, assim sendo a unidade de R$1,33 o custo, mais
eu não sei como calcular o custo dde venda de cada um, qual é a porcentagem certa.
Desde já agradeço a atenção.
Obrigado
Grazyela Martins
Se esse é o valor de seu CUSTO, R$ 1,33 agora para calcular o preço de venda a sra precisa verificar qual a sua margem de lucro, para a manutenção do seu negócio. Exemplo 10% de margem de lucro significa que o preço de venda será de R$ 1,46 portanto a sra terá um ganho de R$ 0,13 em cada mini-bolo que a sra produziu, se ele valor multiplicado pela quantidade que a sra produz anualmente lhe dão um suporte financeiro para continuar sua atividade, esse é um bom valor de preço de venda, caso contrário a sra precisa encontrar um percentual ideal para seu negócio.
Um feliz natal e um ano venturoso.
Hélio R. Araújo
Boa noite, Trabalhamos com Robótica e atendemos crianças de Educação Infantil, utilizo um Material que custa a empresa em sua aquisição R$600,00, e esse material é utilizado por professoras que ganham R$6,00 por aulas de 30 minutos, e mais R$5,00 de auxilio transporte, elas trabalham 4 ou 5 vezez no mês, uma aula por semana, o que me dá uma gasto de R$55,00 no mês com a professora. Gostaria de saber qual o valor cobrar no Curso ((Mensal)), de forma que esse valor me dê uma margem de 20% à 50% de lucro sobre o gasto com material e com a professora.
Também trabalhamos com Inglês e a situação é a mesma em relação ao gasto com a professora só que assim como na robótica atendemos 6(seis) alunos por turma e em vez do gasto com material, tenho gasto com a apostila que custa R$44,00 por aluno, oque me dá de gasto R$264,00 anual com a turma só que utilizo a apostila o ano todo, o que dividido fica R$22,00. Ou seja gasto mensalmente R$22,00 por turma com apostila e R$55,00 com professora. Que valor devo cobrar ((mensal)) sendo que são 12 parcelas no curso de inglês para que obtenho o lucro de 10% à 30% na venda do curso as escolas.
Allan Peterson
Dependendo da quantidade de alunos que o sr. irá atender o sr. podera fazer a conta da seguinte maneira: Seu custo total é R$ 600,00 + 55,00 = 655,00 de custo total se o sr. tiver 12 alunos pode cobrar deles R$ 81,87 por mês que tera 50% de lucro sobre o custo.
Um feliz natal e um 2010 venturoso.
Hélio R. Araújo
Allan Peterson
Da mesma forma anterior é só o sr. calcular quantos alunos terá e fazer as contas da mesma forma anteriormente indicada.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Oi, li o artigo e adorei. A forma que você descreveu os custos é de facil compreensão.
Gostaria que você me enviasse mais exemplos,igual ao de cima, pois, estou dando aulas de custos e explicando assim fica facil dos alunos compreenderem. Agradeço desde ja.
Obs: se você tiver custos também de movimentação de materiais, armagenagem , distribuição e transporte , por favor me envie.
Referente aos custos diretos e indiretos de produção espero exemplos ainda hoje, tenho pressa. Obrigado.
Adorei a matéria,estou começando a fazer bolos por emcomenda,ñ trabalho melhor pois ñ sei cobrar esta matéria veio me ajudar,com este cálculo fica +fácil ,cbrigada.segue meu email.
Tatiane Archanjo
Obrigado, sempre que possÃvel, estaremos melhorando os artigos já publicados e publicando outros. Continue sempre nos prestigiando com sua audiência que em breve teremos novidades.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Muito interessante os conteúdos desse site, estava navegando e acessei, sou estudante de economia e tenho dificuldades em realizar análise de custos (curto e longo prazos) e custos totais de produção. Vocês poderiam me ajudar nessa questão me enviando formas bem simples de efetivar esses custos.Grato.
Oi, sou Peruana, muito ben este artigo…obrigada
olá estou abrindo uma panificadora e gostaria com calcular os preços dos produtos industrializado na propria panificadora
ola caro helio! li seu artigo e adorei
tenho a intençao de montar uma parceria comercial de pescados com um socio
do qual eu entraria com um caminhao de custo de $ 50.000 e mais capital de giro
como devo proceder para calcular o valor de depreciação do automovel??
Nilva Maria Alonso
Que bom, que esse simples artigo ajudou alguém. Isso nos gratifica bastante.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Luiz Marques
Sempre que possivel, vamos disponibilizar artigos que entendermos interessantes. Continue nos prestigiando com seu acesso.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Patricia
Continue acessando, que sempre que possivel, estaremos postando novos artigos.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Adriana
Muito bem, a maneira mais pratica de fazer isso é mantendo um controle rigido sobre TODOS os custos. Fazendo isso a sra. não terá dificuldade de calcular os seus custos no seu local de trabalho.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Prezado Hélio Rodrigues Araujo.
Com prazer localizei o site da Sua Empresa e fiquei lendo a atenção que o mesmo desprende a cada aluno,profissional e a todos a a ti recorrem nesse fascinante munda da contabilidade, parabens.
Como muitos citados, estou com um problema, o Diretor da Empresa de Mineração, onde faço a escrituração Contábil, me exigil a Apuração dos Custos Mensais para uma tonelada extraida da terra (Lavrada), sou etudante de Contábeis no segundo periodo, não estudei ainda Custos e nem Contabilidade Gerencial, gostaria de saber com façõ um primeiro levantamento desse custo, desde já tenho que saber qual o custo da tonelada/hora ? qual o custa da mão de obra/hora ? como apurar a hora parada ?
Desde já cito os Gastos envolvidos
Trabalhadores na Mineração (lavra)
Oleo para o britador
luiz
peças para a planta de lavra
e um departamento Administrativo
informo que o produto é unico Hematita, porem nesse mesmo processo tenho dois Co-produtos?
como apuro esses custos ?
Pedro Cardoso de Oliveira. muito obrigado desde já pela ajuda pois preciso entregar um levantamento agora no fim do mes de maio de 2010.
—
Pedro Cardoso de Oliveira
Responder Encaminhar
Digo luz
Jorge Sato
A depreciação vai depender do tempo de vida útil do veÃculo, portanto se o sr. entende que ele terá uma vida útil de 5 anos, deve deprecia-lo 20% ao ano.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Para que realmente separar custos Diretos e Indiretos de custos Variáveis e Fixos? Nas análises de custo final, não significam a mesma coisa?
E para que separar Custos e Despesas, não tem o mesmo conceito ao final das análises?
Obrigado.
Joel Rios
Olá,gostaria de um exemplo,de um produto facil de fazer,e com pouco custo,e sua analise de custos,para
apresentar em uma palestra na faculdade,
obrigada,
Luiza
Pedro Oliveira
Entendo que no seu caso o que o sr precisa fazer é: Separar o que custo de despesa, qual o entendimento que o sr deve ter para fazer essa classificação, todo o esforço desprendido para produzir é CUSTO, todo esforço para vender e administrar o processo é DESPESA. Depois de feita essa classificação precisa ser considerada que o sr precisa separar a mão-de-obra custo da mão-de-obra despesa, com esses valores o sr já terá condições de fazer o seu trabalho, considerando inclusive a hora parada como custo. O sr para considerar os custos do produto e dos co-produtos, tem que levar em consideração qual a receita de cada um deles para dai, considerar os custos por apropriação.
Um grande abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Pedro Oliveira
Entendi essa palavra assim mesmo, ou seja custo com a conta de Energia.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
SR HELIO,TENHO UMA EMPRESA NO RAMO DE FIVELAS FEITO EM ZAMAC COMO DEVO FAZER O CUSTO TANTO PARA SABER QUANTO FICA PRA MIM DE CUSTO COMO PARA VENDA. SABENDO QUE MINHAS DESPESAS SAO : MATERIA PRIMA QUE É ZAMAC A BORRACHA QUE É A MATRIZ,FUNCIONARIOS, ENERGIA,AGUA,TELEFONE OS PRODUTOS QUIMICOS QUE VAI NO PROCESSO DE BANHO DAS PEÇAS,DESGATE DDE MAQUINARIOS, COMO DEVO CALCULAR OS CUSTOS DA MINHA EMPRESA.
Super interessante o artigo,trabalho no ramo de pizzaria e gostaria muito de comprar livro ou softwear sobre custos,vocês vendem estes produtos e se vedem como posso comprar,já que moro em Minas Gerais.
Obrigado,desde já aguardo respostas.
Joel Rios
Para melhorar a qualidade da análise, por isso se separa. Se a sua pretenção é somente o custo final, realmente não existe a necessidade de detalhar. A separação de custos e despesas tem a ver com a necessidade (ou não) de cada um dos cálculos. Exemplo, se tenho uma industria, preciso saber qual o valor que GASTO com custo e qual gasto com despesas, pois melhorando cada um deles individualmente posso ter uma rentabilidade melhor na venda do produto produzido.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Luiza
Sinceramente um produto fácil de fazer é complicado, com pouco custo, mais dificil ainda. Entendo que a sra precisa encontrar um produto com a qual a sra tenha afinidade para calcular corretamente os custos.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Bom dia, gostei das explicações acima. No entanto me ajude por favor.
Frabricamos pão de mel recheado na minha residência, e acaba sendo um problema identificar custos com aguar, luz, gás etc… Como eu poderia fazer para ter o custo mais real possÃvel do produto??
E ainda qual o percentual de lucro que se deve colocar acima para elaborar o preço de venda??
Agradeço sua atenção.
Abraços
Oseias Marfin
Para se calcular corretamente os custos, devemos pegar todos os GASTOS e controla-los devidamente. Para aqueles custos que o sr não tem como identificar diretamente à produção, como energia, o sr terá que arbitrar um valor percentual do valor total dos custos, Ex: O sr paga por mês de energia R$ 100,00 e produz 5.000 peças mensalmente, então o valor do custo de cada peça é de R$ 0,02 por peça produzida. Essa mesma lógica o sr pecisa usar para todos os seus custos indiretos de produção.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Helvecio Jose Coelho
Não vendemos esses produtos. Só vendemos serviços.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Sérgio Alves
Para ter os cálculos o masi real possivel só com muito controle. Precisa ser medido quanto da água, da luz e do gás de casa se gasta fabricando os produtos, depois disso é só arbitrar os valores. No caso de seu produto, o sr precisa descobrir até qual o valor seu cliente esta disposto a pagar, esse é o seu parametro. Ou seja caso o sr cobre hoje algo como 100 será que seu ciente esta disposto a pagar 110 ou 120, caso esteja, essa passa a ser sua nova margem de lucro. O sr precisa se lembrar que o seu cliente que compra seus produtos, portanto ele que tem que lhe pagar o maior valor possÃvel, bem como o sr tem que ter o melhor calculo de custo para saber qual o menor valor a se vender seus produtos.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo