O estudo da contabilidade de custos, fica mais fácil quando se tem conhecimentos básicos em Contabilidade. É por este motivo que se estuda, inicialmente a Contabilidade Básica ou Geral, para depois estudar a Contabilidade de Custos.
Vejamos um exemplo bem simplificado de custos, utilizando como exemplo a produção de doce de leite:
Ingredientes: 8 lt de leite, 1,5 Kg de açúcar, e todos os outros necessários ao preparo do doce, totalizando $ 33,00
Tempo de preparo no fogão: 2 horas
Tempo de trabalho: 4 horas
Rendimento: 5 kg
Pergunta-se: Qual é o custo desse doce?
Quando você vai a uma confeitaria e compra um doce, o custo desse doce, para você, é o preço pago por ele. Entretanto, no nosso exemplo de fabricação do doce, o seu custo corresponde apenas aos gastos com a compra dos ingredientes?
É evidente que não, pois para fazer o doce de leite, além dos ingredientes, foram utilizados: cozinha, mesa, faca, panela, fogão, colher, água, gás e energia elétrica.
Dessa forma, tanto os ingredientes utilizados como os demais elementos que concorreram para que o doce de leite fosse feito tem CUSTO e precisam ser considerados.
Pelo que foi exposto até aqui, você pode concluir que o Custo de Fabricação ou Custo de Produção apresentam duas partes:
PARTE DIRETA: Composta pelos gastos de aquisição dos ingredientes utilizados integralmente na fabricação (tecnicamente conhecidos por Materiais Diretos = MD ou Matérias-Prima = MP) mais o custo das horas de trabalho (tecnicamente conhecidos por Mão-de-obra Direta = MOD). A soma desses gastos também é denominada CUSTO DIRETO, pois suas quantidades e seus valores são facilmente identificados em relação ao produto.
Portanto, no exemplo do doce de leite, pode-se concluir que os MD = $ 33,00 (soma dos ingrediente: ) e a MOD = $ 4,00 (a confeiteira ganha $ 1,00 por hora de trabalho, e trabalhou 4 horas para fazer o doce).
PARTE INDIRETA: Composta pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do doce, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica (tecnicamente conhecidos por Custos Indiretos de Fabricação = CIF).
O Custo Direto de produção é fácil de ser conhecido, pois geralmente corresponde aos valores integralmente gastos na compra dos materiais utilizados, mais a Mão-de-obra das pessoas que trabalharam diretamente na produção/fabricação.
Por outro lado, para se conhecer o valor dos Custos Indiretos de Fabricação de cada produto, deve-se estabelecer regras e efetuar cálculos para que os referidos custos sejam adequadamente atribuÃdos a cada produto.
Os Custos Indiretos de Fabricação são assim denominados porque não correspondem a gastos realizados especificamente para esse ou aquele produto. Na empresa industrial, eles beneficiam toda a produção do perÃodo. O gasto com aluguel, por exemplo, é indispensável para que a empresa possa existir, porém não está ligado a um ou outro produto; assim, o seu custo deve ser atribuÃdo através de algum critério para todos os produtos que foram fabricados pela indústria naquele perÃodo. No nosso exemplo, embora não seja uma empresa, para conhecer o Custo de Produção real do doce, precisa incluir uma parcela do aluguel. Tecnicamente, a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, denomina-se RATEIO. Para se efetuar o rateio (distribuição), há necessidade de se adotar algum critério, seja ele estimado ou atribuÃdo. Esse critério é denominado BASE DE RATEIO.
Veja a seguir, com base no exemplo em questão, alguns critérios que podem ser usados como base para ratear o valor dos Custos Indiretos:
Aluguel/IPTU: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que se paga $ 240,00 por mês de aluguel (IPTU incluÃdo), o valor a ser considerado como Custo Indireto de Fabricação (CIF) é obtido do cálculo:
$ 240,00 / 30 dias = $ 8,00 por dia
$ 8,00 equivalente a 8 horas, assim para 4 horas = $ 4,00
UtensÃlios: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Os utensÃlios utilizados para fazer o doce – mesa, panela, fogão, faca, entre outros – não se consomem durante um processo de fabricação. Eles tem tempo de vida útil maior, podendo ser utilizados na fabricação de muitos quilos de doce, durante alguns anos. O critério para incluir no Custo de Produção (CP) o valor do gasto na aquisição desses bens é a DEPRECIAÇÃO.
Através da depreciação, considera-se como Custo do perÃodo uma parcela do valor gasto na aquisição dos bens duráveis, em razão do tempo de vida útil estimado para o referido bem. Suponha-se que o fogão, a mesa e os demais utensÃlios utilizados correspondam à depreciação de $ 720,00 por ano, eqüivalendo à depreciação mensal de $ 60,00. Sabendo-se que foram gastos 4 horas para se fazer o doce, o valor da depreciação proporcional ao número de horas gastas será de $ 1,00 (equivalente a meio dia de trabalho), representado pelo seguinte cálculo:
$ 60,00 / 30 dias = $ 2,00 por dia
$ 2,00 eqüivale a 8 horas, portanto para 4 horas eqüivale a $ 1,00
Gás: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Suponha-se que, por um botijão de gás de 13 quilos, tenha sido pago $ 26,00 e que, para consumir todo o gás contido no botijão, sejam necessárias 26 horas de trabalho. Logo, para cada hora de trabalho de gás consumido gasta-se $ 1,00. Se, para fazer o doce de leite o fogão ficou ligado durante 2 horas, o custo do gás consumido é dado por:
2,0 horas x R 1,00 = $ 2,00
Energia Elétrica: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que, durante o mês, foram gastos $ 60,00 com energia elétrica e sabendo que a casa tem 5 cômodos, os quais consomem energia elétrica em quantidades proporcionais, podemos estabelecer que a energia elétrica gasta por dia na cozinha corresponde a:
$ 60,00 / 5 cômodos = $ 12,00 mensais por Cômodo
Logo, $ 12,00 / 30 dias = $ 0,40 por dia
Assim, se $ 0,40 corresponde a 8 horas, para 4 horas corresponde $ 0,20.
Agora pode-se concluir que, para fazer o doce de leite, concorreram os seguintes itens:
a) Material Direto $ 33,00
b) Mão-de-obra Direta $ 4,00
c) Custos Indiretos de Fabricação
. Aluguel/IPTU $ 4,00
. Depreciação $ 1,00
. Gás $ 2,00
. Energia Elétrica $ 0,20 $ 7,20 Total = Custo de Produção (CP) $ 44,20
Após todos os cálculos acima, pode-se dizer que os 5 Kg de doce de leite custaram $ 44,20, assim, conclui-se que o custo de produção (CP) é composto por três elementos: Material Direto (MD) + Mão-de-obra Direta (MOD) + Custo Indireto de Fabricação (CIF).
Essa é somente uma abordagem simples, mais com o seu entendimento e o conhecimento da linha de produção ele pode ser largamente utilizado como uma ferramenta de controle.
Achei interessante as informações contidas neste site gostaria de receber outras por email.
Cara Fabiele
Para que receba sempre as informações novas da pagina, acesse no seu navegador o icone do RSS, que significa que sempre que a pagina for atualizada tu receberas um aviso…
Continue participando, pois somente assim podemos melhorar sempre a qualidade de nossos artigos.
um grande abraço
Hélio R. Araújo
Gestor pagina
Muito bom seu artigo e direto, de forma simples que qualquer leigo pode ter o entendimento.
Parabens.
Gostaria de receber mais informações como estas.
Cara Margareth
Obrigado e continue participando, que isso so nos estimula a colocar cada vez mais e mais informações nessa pagina.
um grande abraço
Hélio R. Araújo
gestor da pagina
gosta das informações contidada nesta pasta
Muito bons os aconselhamentos. Ferramenta indispensável para a montagem de orçamentos, o conhecimento dos valores envolvidos pode ser a chave da porta do céu ou do inferno para o empreendedores. Agradeço muito o auxÃlio e espero obter mais informações com a mesma clareza e objetividade. Abraços.
Obrigado João S. Neto
Continue participando da pagina que isso só nos estimula a continuar disponibilizando sempre artigos novos e de cunho prático.
Hélio R. Araújo
gestor da página.
Achei muito interessante o conteúdo desta página, gostaria de ter acesso a outras informações do género.
Cara Eva Moreira
Nossa proposta é sempre postar novos assuntos e dependendo de nossa disponibilidade e gentileza dos colaboradores, sempre temos informações e novidades.
um grande abraço e obrigado pelo acesso.
Hélio R. Araújo
gestor da página
Boa tarde gostaria de saber exatamente qual o valor da hora de gás se o gas custar 34,00 e eu gasto 1h para fazer o bolo, obrigada e aguardo resposta,Maria
Dna Maria
A senhora precisa fazer a conta de quantas horas\gás funciona o seu botijão, pois a partir desse cálculo fica fácil fazer o restante dos cálculos. Ex. Seu gás dura 34 horas então o valor de 1 hora se o preço dele é R$ 34,00 é R$ 1,00 de custo de gás para fazer o bolo. Esse cálculo deve ser o mais exato possÃvel.
Espero ter ajudado.
um abraço e sucesso.
Hélio R. Araújo
(99) 3523 2255
FALAR DE LOGISTICA COM TERMOS TÉCNICOS MUITOS CONSEGUEM, AGORA TRAZER PARA O COTIDIANO DE UMA FORMA DE TÃO FACIL ENTEDIMENTO É PARA POUCOS. GOSTARIA DE CONHECER MAIS EXEMPLOS COMO ESSE. MEUS PARABENS
ATC : JAIME RIBEIRO
Realmente, estas dicas esta me ajudando muito, faz coxinha e aqui achei solucoes que me ajudaram fico gratos , muita paz
Jaime Ribeiro
Uma de nossas intenções quando fizemos e mantemos nosso site foi essa, tentar transformar a linguagem técnica em linguagem acessivel.
Obrigado e um sucesso sempre.
Hélio R. Araújo
Gestor da Pagina
Prezado Sebastião Batista
Continue sempre acessando que teremos novidades para ajudá-lo cada vez mais.
um grande abraço
Hélio R. Araújo
Gestor da pagina
Mandou bem!
Esclareceu bastante. Didaticamente bem elaborado!
Um abraço e Parabéns!
Mano Costa
Nosso compromisso é sempre manter esse espaço com informações úteis e de fácil assimilação.
obrigado e sucesso sempre
Hélio R. Araújo
Gestor da pagina
Muito bom
Trabalho como instrutor de informática e sei como é difÃcil para alunos leigos o uso de termos técnicos, por isso gosto de usar uma linguagem descomplicada, assim como essa que encontrei neste site.
Me ajudou muito, pois precisava dessa informação.
Desejo Sucesso!
Estou passando por um dilema comprar ou locar, entretanto, o preço de locação fica mais caro que a compra mas não tenho interesse de adquirir o bem ao final do contrato.
Portanto, qual a maneira racional de calcular o preço de locação de equipamentos de informática?
Grato.
Olá Helio!
Prazer Bellini.
Tenho um ind. de amendoim de todo tipo e já utiliso este metodo para levantar meus custos,
mas como tenho muitas variedades eu simulo toda minha produção fabricando aquele determinado produto. Estou certo ou errado?
Outra dificuldade que tenho é com relação aos impostos, minha empresa é de lucro prezumido, e isso esta me matando.Como fazer um levantamento de custo e venda eficaz?
Será que voce pode me ajudar?
Muito obrigado, aguardo uma resposta OK? BELLINI
Boa tarde.
Gostaria de saber qual é o custo para a fabricação de 100 botijões de gás P13, supondo que:
Tenho a minha propria empresa, não pago aluguel e tenho todos os equipamentos para a confecção do mesmo, o aço vem p mim em bobina.Como faço para ter o preço dos 100 botijões/
Muito obrigado.
Canuto
Ficamos satisfeitos de nossas informações terem ajudado. Essa também é uma das intenções dessa página.
Um grande abraço e sucesso sempre
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Edmilson
Esse seu dilema em nosso entendimento passa por um cálculo além dos números, pois além da questão financeira tem também a questão de locando, terás sempre que pesar os prós e contras de locação e de aquisição. Exemplos: Na compra terás que desembolsar um valor maior inicialmente, na locação terás que desembolsar um percentual do valor dos bens, dentre outras situações. Então o seguinte pense e analise além dos números, pesando todas as possÃveis situações decorrentes de compra e locação.
Espero que tomes a decisão certa.
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Bellini
Entendo que nesse seu caso o que precisa ser visto é o seguinte:
1) Como se comportam seus custos fixos? São aqueles que dependem da sua estrutura ou seja, aqueles que não dependem de sua produção e eles acontecem.
2) Qual é sua margem de Contribuição? É o valor das suas vendas menos os seus custo variáveis, que são aqueles que dependem unica e exclusivamente de sua produção, ou seja, aumentam quando suas vendas aumentam e diminuem quando elas diminuem.
3) Lembre-se os impostos são variáveis, pois quanto mais vendas, mais impostos.
Portanto se você mantém um controle rÃgido de seus custos e despesas, essa é a sua melhor maneira de manter um sistema eficaz, precisamos sempre lembrar que nem sempre aumentando as vendas se tem um lucro maior, mais é com o controle eficiente dos custos e despesas que se melhora o lucro.
Um grande abraço e sucesso sempre.
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Ivaney
Para calcular o custo, o que tens que fazer é:
1)Calcular todos os custos para manter seu negócio! esses são os custos fixos que não dependem da quantidade de sua produção.
2)Calcular todos os custos para produzir, incluindo ai o custo do aluquel (mesmo o prédio sendo seu) a depreciação dos maquinários (consulte os artigos nesse site que tratam do assunto), mesmo os maquinários sendo seus, o custo da bobina, etc.
3) De posse de todos esses custos basta dividi-los pela sua produção total que terás o custo unitário de cada botijão produzido.
Espero ter ajudado.
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Achei muito interresante,essa explicação dos calculos principalmente nesta época de crise vou aplicar aqui e em casa esses metodos.
Gostaria de saber a formula, da taxa de marcação calcular a TM
Qual a taxa do encargos social?
Gostaria de saber se ja foi aprovado no congresso o valor da hora extra havia um projeto de lei que iria aumentar o valor das horas para 70% ,a intenção é abrir mais vagas de emprego.
Muito Obrigado.
Carlos Alberto
Infelizmente em situação tributária pergunta generica nos impossibilita de responder. Quanto ao projeto de lei, não tenho conhecimento sobre o assunto.
Hélio R. Araújo
Gestor da pagina
Faço doces e bolos em casa e gostaria de saber qual o percentual aproximado que posso acrescentar para compor o custo de produção e fazer meu preço de venda,considerando (gás, energia elétrica e água), pois não consigo separar o uso da casa com o uso p fazer meus produtos.
Grata
Goreti de Souza
Entendemos que para conseguir o percentual para compor o seu preço de custo, deves fazer o seguinte: medir a média de tempo que gastas com seus doces e bolos e o tempo que gastas com o seu uso de casa e com base nessa medição, estipular o percentual que cabe a cada um deles. Exemplificando que gastas 5 horas por dia para fazer seus doce e bolos e 2 horas para seu uso em casa; então 7 horas do dia correspondentes a 100%, 5 horas correspondem a 71,4% e 2 horas correspondem a 28,6% por dia.
Espero ter ajudado.
Um feliz natal e um prospero ano novo.
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Gostei muito desta abordagem sobre Como Calcular o Custo de um produto, assim fica muito fácil calcular o custo de fabricação de um determinado produto.
Gostaria muito da ajuda de V.S.as., sobre como Montar o preço de venda de um determinado produto incluindo o Custo Fixo da empresa, custo em torno de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais/mês).
Empresa comercial (Importa/compra local e vende, não é fabrica é revendedora).
Muito obrigado pela ajuda
Reinaldo
No seu caso especifico, comercio, tem que levar em consideraçãoo seguinte: O custo da sua estrutura, denominado de custo fixo, em uma empresa comercial tem que ser levado para o lado do ponto de equilibrio financeiro, que é o valor a partir do qual o sr. tera lucro na sua empresa. Então com base nos seus cálculos podemos considerar que de uma forma simplista o sr. precise vender R$ 110.000,00 para começar a ter lucro.
Então nesse caso o sr. tem que ver qual seria o preço ideal para cada um dos produtos que comercializa? qual preço o mercado está disposto a pagar pelos seus produtos? qual seria a demanda por esses produtos?. Essas medições tem que levar em consideração, as seguintes variáveis: Se o sr. diminiur o preço de seus produtos em 10%, qual será o montante que o sr. vendera a mais? Será que o seu preço de venda pode ser considerado partindo do seu preço de custo? ou o sr. terá que adequar sua estrutura ao preço que o mercado esta disposto a pagar pelo seu produto?
Respondendo essas perguntas o sr. terá condições de melhorar os seus preços com base nessas premissas.
Um grande abraço e sucesso sempre.
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Parabéns pelo conteúdo do site! Além de conter explicações simples, vocês tiram dúvidas de usuários.
me ajuda a resolver essas questões…Um produtor de leite com 100 vacas sob ordenha utiliza 6 homens/dia pra ordenhar diariamente o rebanho, com custos diarios de R$50.00, existe a possibilidade de mecanizar esta atividde com a aquisição de uma ordenhadeira mecanica que custa no mercado R$15.ooo,oo, mas para usar esta, ocorrem alguns custos fixos anuais(depreciação, juros, e manutenção) de R$6.862,50, além de custos variaveis de R$3.000,00.Qual o numero minimo de vacas a serem ordenhadas mecanicamente de tal modo que seja economicamente vantajosa a compra do equipamento???
outra situação…quanto seria pago na data hoje(01/01/2009) para um certificado de deposito de soja, no valor de R$1.000,00 com prazo de resgate para 30/06/2009, considerando uma taxa de desconto do mercado é de 2,0% ao mês????
Quero ver se resolve essa pra mim fazendo o favor…
Grata se puder ajudar nas questões que estou propondo…
Roberta
Nossa intenção é manter sempre uma linguagem acessÃvel aos usuários comuns, pois os especialistas já tem acessos a sites pagos para tirar suas duvidas e entender questões complexas.
um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Gostaria de saber qual é o percentual de lucro devo manter para meus produtos. Ou seja, apurado despesas e receitas qual a média de lucro lÃquido,em percentual uma empresa deve exercer. Tenho uma pequenaa fabrica de tintas em Belo Horizonte, MG
Um Abraço.
Mirela Pereira
Como a sra. já tem todas as informações, basta apenas que as organize pela mesma variável. R$ 50,00 vezes 360 dias é igual a R$ 18.000,00, são seus custos anuais, com esses custos, qual o resultado que a sra. está tendo? Com a aquisição do seu maquinário a sra. terá um custo total de R$ 9.862,50, metade do valor dos custos atuais. Então para o nosso cálculos precisarÃamos de outras variáveis, tais como! Qual a produção média atual? Com a ordenhadeira essa produção cairia e depois aumentaria ou não? Qual o preço de venda do litro de leite in natura?
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e sucesso sempre
Hélio R. Araújo
Mirela Pereira
PoderÃamos utilizar o conceito de valor presente, onde o valor de R$ 1.000,00 seria dividido por 1,12 gerando um valor presente de R$ 892,95, com a utilização da formula PV = FV/FTV, sendo PV o valor presente, FV sendo o valor atual, FTV = 1 + i; sendo i a taxa.
Um grande abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Boa Noite,
Hélio gostaria de saber se o senhor possui algum livro para eu ter mais informações.
Grato
Geraldo Cordoval de Barros
Entendo que o percentual de lucro tem duas vertentes principais, quais sejam: Cobrir seus custos e despesas operacionais e manter a continuidade de seu negócio. A outra tem a ver com o preço que o mercado está disposto a pagar pelo seu produto. Com base nessas duas premissas devemos manter nossa empresa com a contabilidade em dias, pois somente ela nos mostra com clareza, os números do passado do presente e do futuro de nossa empresa. Então para lhe indicar um percentual, procure um contador de sua confiança em sua região e ele com certeza o ajudara na solução de seu problema.
um grande abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Walter
Existem bons livros no mercado a sua disposição. Além disso temos ótimos artigos na internet que versam sobre esse assunto também. Então para que lhe indique um livro qualquer, teria que ter um conhecimento melhor sobre qual seu grau de conhecimento sobre o assunto.
um grande abraço e sucesso.
Hélio R. Araújo
Boa tarde
Tenho uma empresa de limpeza e preciso calcular o INSS sobre o valor final da nota e colocá-lo no preço. Como fazer isto uma vez que jogando este valor na nota ele altera o valor final? Exemplo: se o valor do serviço for R$1000,00 com o imposto teria que cobrar R$1110,00, assim alteraria o valor final da nota para R$1110,00 e não R$1000,00 alterando o valor do imposto e assim indefinidamente. Não sei se este espaço é para isto, mas agradeceria se respondesse.
Agradecidamente
Wesley
Wesley
A técnica para chegar a um numero correto seria você utilizar uma ferramenta da matematica financeira, que poderia ser: VN = Valor total da nota e 11VN o percentual do Imposto a ser calculado sobre o valor total da nota fiscal. Assim ficaria: VN = 1.000,00 + 0,11VN > VN – 0,11VN = 1.000,00 > 0,89VN = 1.000,00 > VN = 1.000,00 / 0,89 > VN= 1.123,60, então Total da nota R$ 1.123,60 x 11% = R$ 123,60, ficando o valor de R$ 1.000,00 dos seus serviços liquÃdos do imposto. Portanto usando essa técnica simples o sr. pode calcular qualquer valor.
um grande abraço e sucesso sempre
Hélio R. Araújo
Boa tarde
Tenho duas panificadoras, sendo uma com socio e a outra minha sozinho onde e feito toda a produção de confeitaria para as duas. Toda a produção que vai para a panificadora com socio eu recebo 2/3 do preço final de venda( exemplo um bolo confeitado que custa R$ 15,00 kg eu fico com R$ 10,00) queria saber se estou perdendo ou não estou sendo justo.
Como fazer os calculos ja que todas as despesas são minhas. Por favor fico aguardando uma resposta pelo E-mail
Att
Welington Daniel Banks
Wellington Daniel Banks
Somente com esses dados entendemos não ser possÃvel responder sua pergunta. Procure um contador de sua confiança e forneça a ele os valores de suas receitas custos e despesas que ele com certeza o ajudará para maximizar seus lucros.
Se ainde restar alguma duvida teremos prazer em ajudar.
Hélio R. Araújo
Sr. Hélio, Boa Tarde!!
Agradeço pelas informações e gostaria se possÃvel receber mais informações pertinentes a Cont.de Custos, gostaria de receber também informações sobre Cursos que eventualmente o Sr. possa vir ministrar.
Sds
Reginaldo
Reginaldo V. Fernandes
Sempre que possÃvel, estaremos melhorando as informações aqui constantes. Estamos sempre ministrando cursos em nossa região, ora via sebrae, ora via CRC, portanto ficarei feliz em te-lo como convidado em nossos cursos.
um abraço e sucesso.
Hélio R. Araújo
Boa tarde!
Sempre fiz bolos para casa, mas agora as pessoas estão gostando tanto do meu bolo que
querem encomendar. Tenho um grande problema, eu não sei colocar valor nas coisas que
eu faço. Gostaria de ajuda.
Tenho a encomenda de um bolo que será confeitado com pasta americana, o custo do
material para este bolo será R$ 28,60, sem contar o tempo e o gás. Quanto posso cobrar?
Qual seria a técnica de cálculo?
Beijos Acirliane
Sr. Helio Rdrigues Aráujo
Boa Tarde!
Trabalho com bombons caseiro há mais de dez anos, só que eu nunca consegui calcular o valor real de cada bombom. Quanto de porcetagem eu posso calcular para saber o preço que devo vender.? Entrei na página da encontal e vi que estou tendo prejuizo, pois nunca coloquei o tempo gasto de luz , tempo do preparo, tempo para embrulhar , tempo que gasto para lavar as forminhas , água morna,etc…
Também embalo para presente como devo calcular o preço da minha mão-de-obra já que compro caixas , fitas, flores etiquetas . Segue abaixo o material que uso para fazer os bonbons
Receita para fazer 40 bombons
Chocolate – R$ 12,00(1 Kg)
Leite condensado R$ 4,00 (2 latas)
Coco R$ 2,40(200 grs)
Papel p/ embrulhar R$ 0,05(unidade)
etiqueta R$ 0,05) (unidade
Obs: não sei se esses dados são necessários para fazer esses cáculos.
Desde já agradeço sua atenção.
Edvalda Marques
Cara Edvalda Marques
Para que tenhas condições de fazer os calculos, o melhor é a sra. verificar qual o tempo gasto por hora de energia, por exemplo: sua conta de energia R$ 100,00 trabalhou 100 horas então para cada hora trabalhada a sra. gastou R$ 1,00, simples assim para que a sra. entenda. Quanto ao tempo de trabalho para cada uma das tarefas a sra. tem que calcular do mesmo modo o salário de seus colabodores, bem como o seu, além do seu lucro, com base nesses dados verifique qual o tempo gasto em cada tarefa e terás os valores, para que não tenha que fazer muitas contas, o melhor é estimar o tempo gasto para produzir uma quantidade e com base nessa quantidade estimar o custo de cada bombom.
Espero ter ajudado.
Hélio R. Araújo
Oi, tudo bem!
Estou trabalhando com verduras e legumes, é uma produção familiar, porém bem diversificada com variedades de alface, agrião, acelga entre outras, apesar de não ter o selo é uma produção limpa sem o uso de quimicos e agrotóxicos e estou sentido dificuldade em calcular o meu custo de produção.
Gostaria de receber mais informações nesta área de trabalho.
Desde já agradeço
Cris
Acirliane Queiroz
Publicamos no site uma materia sobre como calcular o preço de vendas, espero que lhe ajude. Nesse caso que o produto é encomendado a sra. terá que calcular, quais os beneficios desse produto ao consumidor e quanto ele estaria disposto a pagar pelo seu produto, sempre levando em consideração seus concorrentes diretos, no seu caso a sra. tem que levar em consideração além dos custos também qual seria seu salário para fazer as encomendas. Então, a sra. deve levar em consideração que seu salário mensal será de R$ 1.000,00 sendo 25 úteis seu salário diário seria de R$ 40,00 trabalhando 8 horas por dia seu salário por hora de trabalho seria de R$ 5,00. Portanto com esse exemplo a sra. pode melhorar os seus cálculos e melhorar seu salário e consequentemente seu lucro.
um abraço e sucesso sempre
Hélio R. Araújo
Cristiane
Entendo que para se calcular corretamente o custo, basta que tenhamos controle sobre todos os gastos que efetuamos. No seu caso, pode ser feito da seguinte forma: Some todos os seus gastos diariamente e vá acumulando-os, esses são seus custos e despesas de produção. Depois de algum tempo fazendo esses cálculos o sr. terá facilidade em separar o que é custo do que é despesa. Com esses valores calculados, conte a sua produção, incluÃndo o que ainda não foi colhido, divida o valor dos custos e despesas pela quantidade produzida que o sr. terá o seu custo unitário. Com o tempo e a familiaridade com os valores gastos o sr. poderá ter o custo individualizado produto por produto. Comece o seu trabalho e verás que teras um grande prazer em saber quanto lhe custa produzir suas hortaliças.
um abraço e sucesso sempre.
Hélio R. Araújo
Gostaria de saber como calcular o Custo de uma roupa Lavada partindo do ponto que:
Kilos de roupa lavada no mes: 18199
Qtde de litros usado no mes: 507
Qtde gasta em R$ no mes: $ 6.915,30
Obrigado
Niton
Com os numero que me passou pode ser calculado da seguinte maneira: gasto total do mês R$ 6.915,30 dividido pela quantidade de roupa lavada 18.199, teve um custo de R$ 0,38 por kilo de roupa lavada. Se o valor que o sr colocou foi realmente o gasto total esse foi seu custo unitário.
um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
MUITO BOM,TAMBEM GOSTARIA DE RECEBER NO EMAIL.
POR FAVOR; DESDE JS AGRADEÇO.
jOÃO CARLOS