O contrato por prazo determinado, inclusive o por obra certa, é aquele cuja vigência dependa de termos prefixado ou de execução de serviços especificados ou, ainda, da realização de certo acontecimento suscetÃvel de previsão aproximada.
Esta forma de contratação é válida em três situações distintas:
1) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo;
2) de atividades empresariais de caráter transitório;
3) de contrato de experiência.
O contrato por obra certa, não tendo dia predeterminado para o seu final, ficando este condicionado ao final da obra ou serviço. Estes contratos não podem ter duração superior a dois anos, sendo os trabalhos nestes casos, sendo considerados por prazo indeterminado.
Nunca é demais lembrar, que o contrato por prazo determinado, é uma simples formalidade legal, perdendo todo o seu efeito, sem o devido registro dos empregados no livro de Registro de empregados, na CTPS, devendo o empregador arcar com o ônus dos recolhimentos dos encargos sociais incidentes sobre o vÃnculo trabalhista, tais como INSS, FGTS etc.
boa tarde
cerca de 4 meses atras estavam trabalhando em uma empresa,com contrato de esperiencia,fiquei 90dias nessa empresa,assinei o termino de contrato
agora estou trabalhando em outra empresa,e quando fui ao escritorio para me registrar em carteira nesse novo emprego,fui impedida pq a funcinaria do escritorio me informou q a empresa anterior naum havia dado baixa na minha carteira. quais são os meus direitos?? digo isso pq a moça me informou que posso estar entrando com processo contra a empresa que não deu baixa na minha carteira
Prezada Suelen
Primeiro precisa ficar claro! Não foi dado baixa em sua carteira, de que forma, somente não foi escritao em sua carteira profissional? Ou não foi dado baixa via GFIP CAGED? Se foi o primeiro caso não existe direito algum, pois a empresa pode simplesmente alegar que a senhora não lhes repassou a carteira profissional! Se foi o segundo caso, sim a senhora tem todo o direito de pedir indenização pela empresa não haver baixado seu registro.
Espero ter solucionado sua duvida.
um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Gestor da página
Por favor me esclareça uma dúvida, estou numa empresa faz 1 mês, mas não estou feliz com o trabalho e pretendo pedir demissão, tenho a carteira assinada, gostaria de saber se ela será suja se eu sair antes ou depois de 3 meses?Não encontrei respostas ainda muitos dizem que suja se sair antes e muitos dizem que suja se sair depois, não assinei contrato e nem fiz exame médico nem nada, não quero ter minha carteira suja mas não pretendo continuar nessa empresa.
Eline
Entendo que “sujar” o seu emprego seria, a senhora ser demitida por justa causa, por ter causado um dano a empresa e/ou ao seu emprego. Tempo de trabalho não “suja” carteira de trabalho, pois terás um documento que comprovara que a senhora pediu as contas por não aceitar algo, ou não se adequar a empresa na qual trabalhou. Portanto fique tranquila, que se a senhora pedir sua demissão não tera nenhum problema futuro com isso.
Um grande abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Gestor da página
meu nome é juliana miranda de brito.
tenho muitas duvidas quando o assunto é sujar a carteira !
tenho 17 anos e começei a trabalhar aos 15 anos assinei um contrato de 1 ano em uma empresa para trabalhar como menor aprendiz mais fiquei apenas 3 messes pq nao me adaptei ao trabalho, algum tempo depois arrumei um outro trabalho um novo contrato so que dessa vez de 2 anos mais pedi demisao tbm 3 messes depois pq nao era o que eu esperava.
agora estava trabalhando em uma outra empresa no qual nao assinei nemhum contrato apenas registraram a minha carteira e fiquei no periodo da minha esperiencia que foi 3 messes quero saber se a minha carteira estar suja? e o que eu vou dizer em uma outra entrevista !
eu entei em uma empresa mas não estou comformada com este emprego ele coloca a vida de seus fucionarios em perigo tem uma escada q/ esta quebrada e eles ñ conserta semana passada quase caiu em sima de me, uma coléga de trabalho e mas 3 clientes, eles já assinou minha carteira mas como no periodo de esperiencia tenho somente 2 meses de esperiencia quero sair antes do periodo de esperiencia acabe se eu saie suja de alguma forma minha carteira? eu trabalho em um armarinho, de bauconista
Juliana
Sujar a carteira é deixa-la cair na lama. Todas essas anotações em sua CTPS são experiências que a srta. teve, e experiências são assim, todas são positivas. Logicamente a srta em sua proxima entrevista seja honesta e diga exatamente o que lhe aconteceu em todas as experiências anteriores, pois assim a srta não tera problemas em ter mais uma, até a que a srta encontre um serviço que lhe agrade.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Liliane
A sra já comunicou isso a empresa? Não se preocupe hoje em dia é mais importante a sra ter a CTPS assinada nem que seja por um mês, que nunca ter assinado. Essa situação de sujar a carteira existe muito mais no imaginário das pessoas que na realidade das empresas. Se a sra se lembrar bem, o que sempre se houve em reportagens de todo tipo é que faltam pessoas no mercado de trabalho, com experiência. Essa é uma experiência sua comprovada.
Um abraço e sucesso
Hélio R. Araújo
Caro Dr Hélio, bom dia.
Primeiramente parabéns pela forma clara de esclarecer as dúvidas.
Gostaria de sanar a seguinte dúvida:
Uma pessoa foi contratada pela prefeitura do interior, em 28/08/2005, para exercer a função temporária de agente de endemia no combate a dengue, fazia uso constante do produto TEMEFÓS FERSOL 1G (temefós), todavia não lhe era fornecido todo o EPI indicado para o manuseio do produto, e também nunca recebeu o adicional de insalubridade. Nunca recebeu e nem gozou férias. Pediu demissão em 15/09/2011, data em que solicitou a rescisão do seu contrato. Importante observar que, durante todo o perÃodo laborado seu contrato era renovado automaticamente.
Cabe o adicional de insalubridade? Qual o grau?
O adicional de insalubridade reflete em quais verbas rescisórias?
Compete a justiça do trabalho ou a justiça comum julgar tal lide?
Desde já, muito obrigado.
Assinei contrato de experiência de 45 dias na empresa só que eu não me adaptei e resolvi pedir as contas que só fiquei por 2 meses, então entrei no outro emprego que tbm assinei contrato de experiencia só que eu fiquei por 2 meses e pedi as contas para entrar em outra empresa com o salário maior,entrei nessa outra empresa e depois de 2 meses me deram um cargo maior só que eles não quiseram aumentar meu salário, só fiquei 3 meses lá, eu sujei minha carteira será que eu arrumo outro emprego…
Anderson Baeta
Como esse seu caso é bastante especifico, sugiro juntar a documentação e procurar um Advogado trabalhista que podera ajuda-lo, caso não conheça nenhum procure o seu sindicato de classe que eles com certeza lhe indicarão um para ajudá-lo.
Um abraço e sucesso
Bruna Oliveira
Sem duvida alguma sim. Mais a sra precisa entender que isso dificultara um pouco, pois se uma empresa tiver mais de um interessado a sra com certeza sera descartada. Mais isso não inviabiliza arrumar um novo emprego em hipotese alguma.
Um abraço e sucesso
Boa tarde,
Certa vez participei de um processo seletivo em uma agência de empregos junto com minha sogra,então a selecionadora olhou minha ficha e comentou sobre a minha instabilidade profissional.Desde aquele dia minha sogra acha que pouco tempo de registro deixa a carteira suja.Em registro em apenas duas empresas permaneci muito tempo,uma 2 anos e meio e a outra 1 ano.Recentemente estava à 45 dias em uma empresa mas como era muita mão de obra para pouco reconhecimento sai da empresa ante de completar a experiência.Pouco tempo de serviço realmente “suja a carteira”?
Rose
Claro que não, depende muito do foco que se da a isto. Tenha sempre uma boa explicação sobre a sua saÃda do emprego anterior. Sempre lembrando que esta explicação deve ser a mais proxima do que aconteceu com a sra. no evento, bem como evitar dar detalhes da (des)organização da empreaa anterior. Entendo que se a sra ainda procura afirmação profissional e não se encontrou profissionalmente, nada mais natural que procurar essa satisfação que o trabalho proporciona.
Um abraço e sucesso
gostaria de saber se saindo do meu emprego em que estava á 2 meses e 15 dias sujei minha carteira de trabalho. ate porque sai devido a um problema na coluna e avisei a minha saida por tel, pois estava de cama em repouso. mas ja foi entregue a carta de demissão e o uniforme da empresa.
e ate quantas horas de trabalho podemos fazer porque eu trabalhava por 11 horas c 1 hora de almoço com um salario de 622 minha função era auxiliar de classe mas fui registrada como auxiliar geral ta certo?
Viviane Alves
Claro que não. Carteira não se suja. O que a sra precisa entender é que na sua proxima entrevista de emprego, a sra tera que explicar porque trabalhou tão pouco tempo, seja honesta e diga o que houve. Este pouco tempo com certeza não atrapalhara seus proximos vinculos.
Um abraço e sucesso
Viviane Alves
A legislação brasileira, estipula que todos tem uma jornada máxima diária de 8 horas. Qualquer acréscimo deve ser considerada como hora extra e ser remunerada com 50% de acréscimo até 2 horas diárias. Acima de 2 horas deve ser remunerada com 100% de acréscimo. Essa questão de auxiliar de classe e/ou auxiliar geral foge da legislação e esta previsto no regimento interno de sua empresa, então deve ser questionado junto a empresa esta situação.
Um abraço e sucesso
Só para concluir uma dúvida que eu tinha… Depois de ler os artigos postados neste site.
Então pelo que eu entendi, ser contratado por uma empresa por 3 meses (sendo contrato de experiência ou só contrato temporário) não tem nada a ver com “sujar” a certeira, de forma que venha a ser algo tão ruim assim! E que, o que “suja” mesmo a carteira é justa causa. É isso??
Estéfane Ferreira
Não, em nenhum momento afirmo que a justa causa “suja” a carteira de trabalho, mesmo porque conforme já afirmado anteriormente, não consta na carteira a forma da demissão. Entendo que mesmo que a pessoa tenha trabalhado um minimo de tempo em uma empresa, ela tem argumentos suficientes para “justificar” o pouco tempo de trabalho.
Um abraço e sucesso
Meu nome é andressa tenho 16 anos eu fui registrada em uma empresa pela qual eu nao tinha horario de almoço e trabalhava mais de 50 horas por semana e com tres meses de registro fui demitida…mais tem um outro problema la nao tinha tbm folha de ponto entao tanto faz como tanto fez para o meu ex patrao agente trabalhar mais do q deveria.,.ele nao pagava hora extra,.quando agente ia reclamar ele falava q ja estava pagando bem,..oq eu faço??
Olá Hélio,
Meu amigo está sem trabalhar a mais de um ano e acredita que seja por conta da sua carteira de trabalho estar suja. Trabalhou por um mês em uma empresa que não cumpria com o que foi combinado, não somente em relação a jornada de trabalho como em não fazer o pagamento do salário em dia. Há como anular esse trabalho registrado na carteira? Essa foi sua única experiencia registrada.
Obrigada!
Andressa
Procure a justiça. Junte suas provas do que está dizendo. Não existe ninguém acima do que prevê a legislação.
Um abraço
Boa Noite,
Trabalhei por 3 anos em uma empresa, pedi demissao porque tinha encontrado um “emprego ” melhor mas nesse emprego fui impossibilitada de mostrar meu trabalho, acabei sendo demitida no final do terceiro mês de experiencia. Fiquei 2 meses sem trabalhar e fui contratada para tirar uma licença maternidade e acabei ficando por 10 meses e nao fiquei nessa empresa porque realmente nao tinha vaga mas sai de lá muito bem recomendada,assim que sai consegui um novo emprego e a empresa que me contratou estava decretando falencia mas nada foi divulgado e por isso nao desconfiei e apos 45 dias houve demissao geral e eu fui junto e gostaria de saber se por isso a minha carteira ficara suja pois nao tive culpa que a empresa faliu e nao falaram nada.
Obrigada
Aline
Nada disso. Cada assinatura na sua carteira significa algo difÃcil de encontrar no Brasil, que é a experiência comprovada. Portanto isso não procede, que carteira assinada por pouco tempo, suja carteira, na realidade qualquer perÃodo assinado significa tempo de atividade naquela função.
Um abraço e sucesso.
entrei em uma empresa como empacotadora e assinei um contrato de 3 meses, hoje faz 2 dias que eu entrei na empresa e nãoo estou nada feliz com o que me deparei..ainda mais por ser final de ano. eu queria pedir minha carteira e sair da loja, mas tenho medo de sujar a minha carteira. o que posso fazer?
Isabelle
Esta história de sujar carteira, não existe. Hoje o que se leva em consideração é que você já teve uma experiência, pequena ou grande mais experiência, pelo menos você já trabalhou e isto contará sempre nos seus futuros empregos. Vá lá peça as contas e vá procurar um lugar onde você se sinta feliz trabalhando. Nada pior que trabalhar infeliz.
Um abraço e sucesso.
Boa noite.
Tenho 18 anos, e tive minha primeira experiência no mercado de trabalho porém sai com 3 meses por questões de horário. 1 mês após sair do emprego comecei em outro no qual sai com 2 semanas pois a empresa não cumpriu com o combinado. Isto pode sujar a carteira ? Já que todos estão dizendo que irá sujar por ter 2 experiências curtas em pouco tempo.
Eu participei 1 dia de treinamento e não fui mais ao treinamento por conta de alguns pontos que não achei certo na empresa, porém recebi uma ligação da empresa dizendo que eu teria que comparecer lá por que se não ia configurar como abandono de emprego porém a arte irá profissional eu não entreguei e não assinei nenhum documento referente a contrato de trabalho. Eu liguei na empresa após alguns dias falei direto no Rh e a pessoa me disse que como eu não eu não havia deixado a carteira não teria porque sujar minha carteira e tbm por que eu não assinei nenhum contrato, então eu fiquei tranquila e pra mim estava tudo certo, só que hoje eu recebi um telegrama dizendo que eu tenho que comparecer na empresa em 48horas pra regularizar minha situação. .. fiquei sem entender por que eu liguei falei direto no rh e me disseram que não tinha problemas. .. isso pode sujar minha carteira?
Juliana
Negativo. Cada assinatura na tua carteira é um experiência comprovada. Curta, mais experiência, o importante é você mostrar ao seu novo empregador que estas experiências foram importante aprendizado, para você ajudar a empresa a crescer. Mesmo curta uma experiência pode ser enriquecedora, portanto cabe a você demonstrar isso ao seu novo empregador.
Um abraço e sucesso sempre.
Polyane
Claro que não. Você não entregou sua carteira, portanto não tem porque se preocupar. Na realidade este telegrama é para regularizar uma situação na empresa. Portanto se mantenha tranquila e com certeza eles não tem o que fazer pois você não entregou a carteira a eles.
Um abraço e sucesso sempre.
Boa tarde comecei trabalhar em uma empresa e acinei um contrato de 2 meses,faltando 7 dias pra esse contrato acabar eu posso pedir demissao? MINHA CARTEIRA sera suja? e se tenho direito receber algum beneficio ou saio sem nada?
Felipe Carlos
Sim. Pode a qualquer tempo pedir demissão, bem como terá direito a todos os benefÃcios previstos na assinatura do contrato. Hoje não se permite mais esta expressão de “sujar carteira” pois o que as empresas procuram são pessoa que tenham experiência comprovada, que passa a ser o seu caso, pois vocês agora pode provar que tem experiência no cargo, pequena, mais não deixa de ser experiência.
Um abraço e sucesso sempre.
Olá, eu trabalhei em uma empresa por 17 anos, fui demitido entrei em outra empresa como nao me adaptei pedi demissão com 50 dias, (paguei a multa por quebra de contrato (desconto da rescisão), tenho mais registros antes da empresa que fiquei 17 anos todos com estabilidade, queria saber se essa experiencia de 50 dias pode me atrapalhar em processo seletivo? coloco essa experiencia no curriculo?
Grato
Olá!!!
Fui contratada para trabalhar (temporário) em uma empresa através de uma agência de emprego.A empresa gostou do meu trabalho estavam interessados em me contratar, porém, algumas atitudes não condiziam com a proposta feita, por esse motivo pedi a rescisão do meu contrato. Eu não sei se a empresa fez algum relatório sobre mim para a agência denegrindo a minha imagem, pois, depois desse ocorrido nunca mais consegui trabalhar, isso já faz 9 meses, envio meu currÃculo para agências e nem pra fazer entrevistas sou chamada. Existe a possibilidade da agência ter “sujado” o meu perfil profissional para outras agências?
Redinaldo
Deve colocar sim. Não atrapalha não, pois o que vale mesmo foi os 17 anos de experiência, os 50 dias foram um novo emprego que não deu certo, por diversos motivos. Entendo que o melhor do curriculum é colocar nele a verdade dos fatos.
Um abraço e sucesso sempre.
Érica
Não. Claro que não. É que a senhora perdeu uma grande oportunidade, quando o mercado estava aquecido. Agora o mercado está em retração e ninguém está contratando, estão demitindo e isso tem acontecido não só com a senhora, mais com todos que estão a procura de trabalho. Temos que ter o “time” do trabalho, pois temos que pedir as contas em época de mercado aquecido, e aceitar qualquer colocação em época de retração.
Como o que parece é que a senhora não percebeu este “time”, portanto está tentando “culpar”alguém por algo que foge ao controle.
Continue a sua busca, o mercado é bem dinâmico e não para, quando a senhora estiver lendo isto pode ter havido uma virada do mercado.
Boa sorte e sucesso sempre.
Olá gostaria de saber, assinei minha carteira por trabalho temporário no perÃodo de 90 dias, porém faltando trinta dias para o fim do serviço temporário pedi pra sair pois foi me prometido uma comissão e não recebi a mesma na data combinada. Qual o meu direito?? Irei pagar alguma multa por ter pedido recessão antes do término do prazo?
Boa tarde mim chamo Fernanda
Estava em experiência em uma empresa,antes faltando 4dias para completar 3 meses fui demitida, assinei todos os papéis, mas estava falando que fui que era por tempo determinado, a mesma tem como mim contratar de novo ou não pode mais?
Olá, arrumei um emprego no qual fui registado por tempo de experiência de um mês,e no segundo dia percebi que meu perfil não se encaixa com o da empresa.
Resolvi pedir as demissão, gostaria de saber sea empresa precisa dar baixa mesmo sendo só dois dias e se isso me prejudicará para outras admissões.
Jessica
Sim. Assim como se o empregador tivesse lhe demitido antes do término do contrato, a sra. terá que indenizar a empresa por metade do valor dos dias que faltavam para terminar o contrato.
Um abraço e sucesso sempre.
Fernanda
Claro que sim. A empresa pode recontrata-la quando achar necessário, e por tempo que achar conveniente. Lógico que não pode mais contrata-la por tempo determinado, na mesma função anterior, pois o tempo determinado é o contrato de experiência e como agora a senhora já tem experiência.
Um abraço e sucesso sempre.
Rodolfo
Claro que sim, a empresa precisa dar baixa em sua carteira, claro que não, nas próximas entrevistas o senhor seja honesto e diga por que só trabalhou dois dias.
Um abraço e sucesso sempre.
Ola, surgiu uma oportunidade de trabalho para mim, porem a experiencia é de apenas 1 MÊS, e depois eles ficham a carteira, estou com medo de não gostar do emprego e ter que sair, estou aceitando mais pelo salario mesmo, mas gostaria de saber se caso eu quiser sair, quanto tempo mais ou menos devo ficar para que não suje minha carteira ou nem passe a impressão que não gosto de trabalhar. Espero que me ajude, OBRIGADO!
Josiane Ribeiro
Sujar a carteira. Isso não existe. A não que ser que a senhora tenha muitos empregos com pouco tempo de serviço. Um ou outro emprego com pouco tempo de trabalho já constitui uma experiência e não uma carteira suja.
Um abraço e sucesso sempre.
Helio, andei lendo os comentários e você confirma que sujar a carteira não existe, mas após um trabalho que eu fiquei 11 meses e me desliguei para entrar em outra oportunidade com um salario melhor (que infelizmente não deu certo devido a crise), meus ultimos 3 empregos foram com experiencias de 3 meses apenas, agora em todo processo que eu faço eu passo em provas e em todas as etapas, mas não sou contratado, não sei mais o que fazer. Acredito que o que talvez esteja me desqualificando seja as entrevistas onde me perguntam sobre o que eu quero fazer no futuro que é profissionalização em musica (Hip Hop), ou seja por eles acharem que eu sou muito instável em empregos por estas ultimas experiencias, mas e agora o que eu faço, tenho que aceitar trabalhar no Burguer King por exemplo só pra voltar a ter condições de conseguir outro trabalho melhor?
Roberto Busch
Está não é minha especialidade, porém na minha vivência, tenho sempre visto que diversos fatores fazem com que a pessoa se mantenha empregado ou não consiga emprego, dentre eles o que prevalece é a sua atitude, se você tiver uma atitude vencedora, sem ser arrogante, ou perdedora sendo sempre “para baixo” “depressivo”, você tem facilidade ou dificuldade para se colocar no mercado.
Então atitude positiva sempre, você tem acordar de manhã e pensar: “hoje irei lá e vou ficar com aquela vaga”. Se qualifique, procure uma vaga no mercado…. o que você disse: “aceitar trabalhar no Burguer King […] só para ter condições de conseguir outro trabalho melhor”, se está for sua opção, com certeza sim!
Você precisa acreditar que mesmo no “Burger King”que você deprecia agora, pode estar o seu futuro. Isso não é de todo ruim…. foca o local onde você está…. qualquer que seja ele, como uma oportunidade para conseguir novos contatos faça seu “networking”, conquiste as pessoas onde você estiver…. isso somente o ajudará a dar a volta por cima e conseguir o seu lugar ao sol.
Um abraço e sucesso sempre.
trabalhei em uma empresa portempo determinado de um mês assinaram a minha carteira durante este periodo passou os 30 dias deram baixa agora eles podem me contratar novamente sou funcionaria antiga da empresa so fiz uma pesquisa neste periodo de 30 dias
Lucia da Silva Lima
Essa é uma decisão que cabe a empresa. Não existe nenhum impedimento legal que impeça a empresa de lhe contratar.
Um abraço e sucesso sempre.
Bom, primeiramente venho lhe parabenizar pelo seu ato atencioso de responder tais questionamentos!
Então, eu trabalhei na Presidência Social (INSS) como estagiário contrato por 2 anos. Só que eu trabalhei por 1 ano, e logo, arrumei outro emprego registrado de CTPS assinada. Minha pergunta é pretendo ficar por 6 meses nessa empresa registrado, pois vou morar em outro estado. Será que isso pode me prejudicar como minhas futuras empresas?