O controle das despesas administrativas e comerciais

Podemos classificar as despesas como:

  • Administrativas – que decorrem do esforço desenvolvido pela empresa no sentido de cumprir eficazmente as suas funções administrativas de planejamento, organização e controle.
  • Comerciais – que resultam da atividade que a empresa desenvolve com o objetivo de colocar mercadorias e serviços ao alcance do consumidor, influenciando, ao mesmo tempo, as suas decisões de compra.

Em relação aos gastos, conclui-se que os chamados custos de produção cessam no exato momento em que o produto industrial dá entrada no estoque de produtos acabados.

A despeito do que se poderá apressadamente supor, a analise e o controle das despesas administrativas e comerciais apresenta uma complexidade maior do que aquela encontrada no estudo das despesas de fabricação, principalmente em função de dois fatos distintos:

  1. Os custos de fabricação tem sido exaustivamente estudados desde os primórdios da chamada administração racional, enquanto os métodos e princípios dessa mesma administração racional só muito mais recentemente têm sido aplicado à análise dos custos comerciais.
  2. A apuração dos custos administrativos e de distribuição por produto ou por programa é, em geral, muito mais complexa do que o cálculo dos custos de fabricação. Isso porque os custos comerciais compõem-se de um mínimo de gastos diretos classificando-se todos os demais, como indiretos.

Tal fato constitui um considerável óbice à análise eficiente desse tipo de gastos, dado que a impropriedade ou excessiva complexidade do padrão de rateio adotado compromete de forma definitiva o valor dos resultados obtidos.

Podemos enfatizar que a análise das despesas interessa à administração no sentido de conduzir racionalmente os seus negócios e lhe permita a qualquer momento, obter resposta a questões tais como:

  • Qual produto mais lucrativo.
  • Qual o distrito ou região de vendas mais lucrativo.
  • Que departamento ou escritório funciona dentro de bases mais econômicas.
  • Quais os vendedores mais eficientes em termos de quantidade vendidas e de lucros realizados.

O objetivo da análise das despesas administrativas e comerciais consiste, exatamente, em responder parcialmente (em associação com análise de outros tipos de custos) a perguntas desse tipo.

É evidente que a base da análise de qualquer despesa reside no sistema de registro contábil mantido pela empresa.

As análises serão, por conseguinte, tanto mais fáceis e eficientes quanto mais adequados forem os registros contábeis disponíveis.

19 thoughts on “O controle das despesas administrativas e comerciais

  1. BOM DIA

    MUITO PROVEITOSO ESSE ARTIGO DOS SENHORES.

    POR FAVOR SOU ESTUDANTE DE CONTABEIS PRECISO

    FAZER UM TRABALHO DE ANALISE DE DESPESAS EM

    TRES TIPOS DE EMPRESAS OS SENHORES PODERIAM

    ME AJUDAR ?

    UMA EMPRESA DE PREST. DE SERVIÇO UMA FINAN-

    CEIRA E UMA IND. E COMERCIO ANALISANDO AS

    DESPESAS ENTRE ELAS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

    DECIO.

  2. Decio

    O que precisa ficar claro é que despesa é o esforço financeiro que a empresa suporta para vender o seu produtos, mercadoria ou serviço. Então na industria e no comércio as despesas são aquelas que se referem as vendas e a administração, como exemplo temos os salarios dos vendedores e do pessoal administrativo. Na prestação de serviços as despesas são aquelas referentes ao esforço de venda do serviço, como exemplo em uma empresa de serviço financeiro temos o pagamento do pessoal de limpeza e de vigilância, pois se tratam de esforço financeiro para vender o serviço e não de produção dos serviços.

    um grande abraço e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo

  3. Boa tarde,
    Achei muito pertinente o assunto acima. Estou fazendo um trabalho para a faculdade e analisando as despesas administrativas de uma pequena confecção. Gostaria de saber o que engloba as despesas administrativas.

    Desdo já agradeço,

    Maria Helena

  4. Bom Dia,

    Senhores; muito bom esse contato com voceis, estou precisnado uma informação o que compoe as despesas comerciais, posso chama-las de despesas de vendas…

    preciso de uma classificação

    att
    wanderley

  5. Wanderley

    O plano de contas tem que ser estruturado de acordo com as necessidades da empresa. Portanto as suas despesas comerciais, podem sim ser suas despesas de vendas. Procure um contador em sua região com as suas duvidas com certeza ele o ajudara.

    Um abraço e sucesso

  6. Bom dia,
    Todo mês é lançado na empresa em que trabalho um relatório industrial, onde tem um indicador que é chamado de controle das despesas e seu objetivo é reduzir as despesas administrativas em 3% aa.
    E este indicador esta mostrando que nossas despesas esta em torno de 40% sobre a receita bruta(acho que esta muito alta). O que quero saber, qual é a porcentagem aceitável nas grandes industriais(minha empresa é considerada de grande porte ela possui a sede em Brasília e 5 filiais).
    Cássia

  7. Cássia

    Esse percentual tem a ver com a estrutura fisica da empresa. Cada empresa, de acordo com a tamanho e necessidade de sua estrutura fisica precisa medir isso, para que o valor não seja um gargalo no controle dos gastos. Talvez o caso dos srs passe pela medição da estrutura fisica comparado com a estrutura de receitas, Se hoje suas despesa estão em torno de 40% das suas receitas brutas, precisa ser medido se a estrutura está condizente com este parametro.

    Um abraço e sucesso

  8. Bom dia!! Olhei o artigo de voces e achei muito interessante (muito bom) Goataria que voces podessem me ajudar me dando umas dicas de alises de despesas pois estou trabalhando na area e estou tendo um pouco de dificuldades. Entao espero uma ajuda de voces que ja tem bastante experiencia na area. Como agente aqui na empresa trabalha muito com planilha e graficos gostaria de algumas ideias desse estilo!

    desde ja agradeço!!

  9. Jose Fernando

    Entendemos que esta analise deve ser feita com base na necessidade da empresa. Vou tentar explicar! Sua empresa tem muitas despesas de energia, então esta despesa tem que ser separada para uma analise individual, tem poucas despesas diversas, estas podem ser analisadas juntamente com outras, para que a empresa se concentre nas despesas que efetivamente podem fazer diferença na analise de custos, então se as despesas que estão sendo analisadas juntas ultrapassem 5% do total das despesas, algumas delas ja devem ser classificadas de forma a serem individualizadas. Temos um principio contábil denominado de principio contábil da relevância, que nos ajuda bastante neste estudo.

    Um abraço e sucesso

  10. BASE DA ANÁLISE DE DESPESA

    A base da análise de qualquer despesa reside no Sistema de Registro Contábil mantido pela empresa. É comum que tais gastos sejam analisados relativamente a sua porcentagem sobre as receitas líquidas. As análises serão, por conseguinte, tanto mais fácies e eficientes quanto mais adequados forem os registros contábeis disponíveis

  11. É muito interessante, o texto da aula 7 Orçamento Empresarial, sobre Despesas Comerciais.
    Eu não fazia ideia de que as Despesas comerciais teriam como Gastos
    Salários e Encargos Sociais. Seriam de funcionários ligados ao Setor ou Departamentos?
    Ah, sim já me encontrei. São despesas que surgem das Atividades que ás empresas
    desenvolvem com Objetivo de colocar ao alcance dos consumidores suas mercadorias e serviços.

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