Responsável pela primeira impressão

O empresário normalmente não se preocupa com o treinamento do(a) atendente que primeiro recebe seu cliente em seu estabelecimento comercial. Se lembrarmos bem, veremos que nos últimos dias fomos atendidos por pessoas sem o minimo de preparo e bom senso.Entendemos que o (a) atendente, que é aquela pessoa que tem o primeiro contato com seu cliente pode não ter o preparo suficiente para recebê-lo dignamente, como ele merece, na maioria das vezes esse atendente é mais preparado para perder um cliente que conquista-lo, por isso o denominamos de “Responsável pela primeira impressão”.

Sempre ouvimos dizer que a primeira impressão é a que fica, com certeza, onde somos bem tratados voltamos, onde só conseguimos ser atendidos nem sempre.

Algumas dicas de como melhorar esse atendimento:

1) Ajude o (a) responsável pela primeira impressão a redigir respostas aos questionamentos dos clientes, pois assim ele fixara melhor o foco da empresa, forneça-lhe todos os catálogos e materiais promocionais de sua empresa e discuta-os com ele em conjunto com todos os colaboradores, para fixar a politica da empresa.

2) Caso esse atendente seja telefonista, assegure a discrição sobre seus afazeres em todas as ligações recebidas, evite achar que em função do (a) telefonista ter tempo, transferir a ele (a)  serviços administrativos, pois ele pode estar envolto no trabalho e deixando de dar um boa primeira impressão,  que é a de atendimento rápido e objetivo. A (o) atendente nunca pode dizer “Ele (a)  ainda não chegou” “Ele (a) não virá hoje ao escritório”. Caso a pessoa solicitada esteja indisponível, a pessoa que está ligando deve ter agumas opções: “Não deseja falar com o sr (a) que poderá lhe ajudar” “Quer deixar um recado” Faça com que as pessoas que estão ligando se sintam importantes.

3) É de suma importância que o atendente saiba que seu trabalho é critíco para o sucesso dos esforços de marketing da empresa, pois não basta ter uma “marca” forte, seu atendimento de vendas é avaliado o tempo todo pelo seu cliente.

Lembre-se a perda de apenas um cliente potencial pode custar um ano de orçamento de marketing em faturamento perdido.

fonte: 101 estratégias de marketing para empresas de serviços profissionais. Atlas 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *